Sonho e realidade: Estudo da Orbit Data Science mostra mudanças na percepção do Brasileiro sobre o trabalho em casa durante a pandemia.

3 mins read

Estudo inédito da Orbit Data Science mostra como o Home Office, que era uma aspiração de grande parte dos brasileiros, se tornou uma realidade longe do ideal para várias pessoas. Segundo Caio Simi, CEO da Orbit, a imagem do trabalho em Home Office piorou na pandemia, com gente reclamando da jornada de trabalho quando a rotina se tornou permanente, dores nas costas e no corpo, e até stress num segundo momento.

Se, por um lado, o trabalho em casa diminuiu o tempo de deslocamento e proporcionou um ambiente de trabalho mais descontraído, por outro lado uma parte significativa das pessoas se queixa de jornadas de trabalho mais longas, demanda por disponibilidade permanente e falta de ambiente / estrutura para trabalhar em casa.

“Chama a atenção a frequência dos relatos de que muitas casas não estavam preparadas para o Home Office, e que a ausência de políticas de adaptação por parte de muitas empresas acarretou até problemas de saúde dos funcionários” diz Caio Simi.

No entanto, nem tudo são más notícias; Os dados revelam que, no consolidado do ano, o Home Office  é elogiado em 51% das conversas nas redes e criticado em 39,8% das vezes, enquanto comentários neutros representam pouco mais de 9% da amostra, sendo que a comodidade é o principal atributo positivo mencionado sobre o Home Office. Nesta categoria destacam-se opiniões como “Fico mais à vontade”, “Trabalho com a roupa que eu quero” e “Tenho tempo para outras atividades”.

Caio Simi aponta que o aprendizado mais importante para as empresas é a oportunidade para que as empresas ouçam seus colaboradores. Os dados revelaram que as pessoas têm muito a falar sobre seus trabalhos e o Home Office, e que estas opiniões estão em constante evolução.

O estudo realizado pela Orbit Data Science analisou aproximadamente 4.800 posts e comentários relacionados ao Home Office nas Redes Sociais e portais de notícias, num recorte temporal que vai do começo de Janeiro ao final de Setembro de 2020. O estudo completo e suas conclusões podem ser acessados através do https://www.orbitdatascience.com/estudo-home-office .

A Orbit Data Science é uma empresa brasileira de pesquisa, que usa dados públicos de redes sociais e comentários para a elaboração de estudos de tendências de comportamento e consumer insights. Para conhecer mais, acesse: www.orbitdatascience.com.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.