Reamp ensina: A segurança da sua marca no digital

5 mins read

O nome do Sleeping Giants Brasil ganhou a capa de vários portais de notícias e os trending topics das redes sociais, mas você já sabe o que é esse movimento?

Esse movimento não é tão novo assim,  ele começou lá nos Estados Unidos em 2016, no

ano de eleições estadunidenses, como uma iniciativa do publicitário Matt Rivitz para mostrar ao mercado os riscos que a falta de cuidado da publicidade digital pode gerar para a imagem das marcas e empresas ao veicular campanhas em sites duvidosos que compartilhavam discurso de ódio e fake news.

O movimento aterrissou no Brasil no dia 18/05, já com alguns tweets alertando anunciantes daqui sobre esses riscos. De maneira geral, o processo do Sleeping Giants começa com o rastreamento dos sites por um serviço de fact-checking, que avalia os conteúdos para confirmar a segurança dos fatos. Depois dessa etapa, o grupo vai para o Twitter e conversa direta e publicamente com as marcas sobre essa aparição indesejada, cobrando um posicionamento sobre a monetização desses canais.

A chegada do Sleeping Giants por aqui fez com que algumas empresas tomassem mais cuidado com a reputação da sua marca. Para o grupo, a desmonetização de portais de conteúdos duvidosos diminui a disseminação de fake news e valoriza canais que são  fontes seguras de informação.

Por aqui, a gente acredita muito na importância de valorizar canais seguros e na garantia de que anunciantes não ajudem a monetizar fontes de desinformação. Para saber mais sobre o nosso posicionamento e a importância de garantir um ambiente mais saudável e seguro na internet, confira o que o David Reck comentou sobre o Sleeping Giants BR no Meio & Mensagem.

 

E como o marketing programático está envolvido nisso?

O marketing programático funciona com a compra de mídia de maneira automatizada. Ou seja, diferentemente de campanhas tradicionais, a “compra de espaços” para anúncios não envolve uma negociação pessoal, enquanto um processo de Inteligência Artificial prioriza canais que geram melhores resultados.

Mas calma: isso não acontece de forma totalmente aleatória. Existem mecanismos de proteção para garantir que os anúncios sejam veiculados para atingir a sua audiência no momento e local certos para a sua campanha. Para garantir a segurança da sua marca, é possível tirar esses domínios de reputação duvidosa da sua campanha.

 

Proteção programática

Além de acompanhar e monitorar os canais onde as campanhas são veiculadas, existem outras formas para você e sua marca ficarem mais seguros, que vão desde leilões de mídia on-line, até algumas ferramentas do DV360.

Tanto nos leilões, como em ad servers é possível definir os sites em que sua campanha vai aparecer por meio de blacklists e whitelists.

Além disso, no DV360 é possível alguma configurações para direcionar onde os anúncios vão aparecer, sem surpresas ou dores de cabeça para sua marca e fazer uma mídia estratégica com foco no Brand Safety.

 

O que é Brand Safety?

É um conjunto de ações que tem como objetivo proteger a imagem e a reputação da sua marca por conteúdos anunciados no mundo digital.

O seu negócio depende de uma boa e confiável construção e manutenção diária de marca, que vai desde o posicionamento, até mesmo na escolha estratégica de mídias digitais para sua campanha.

Não é de hoje que as redes sociais interferem na imagem da sua marca, mas o Sleeping Giants BR deixou isso ainda mais claro e mostrou que o impacto da mídia vai muito além de apenas números de visualizações e podem desgastar a imagem de uma marca.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.