Quantum Computing: sei que você não liga, mas deveria

5 mins read

O alerta não vem de mim, mas de recente estudo da McKinsey. Já na abertura, está lá o recado:”Um ecossistema de computação quântica está em expansão e casos de uso de negócios emergentes prometem criar valor significativo para o mundo empresarial. Isso se os executivos se prepararem agora.”

 

Os avanços acelerados na computação quântica, que preferimos não acompanhar por se tratar de tema (aparentemente) distante do nosso dia a dia, estão acontecendo mesmo que não estejamos olhando e funcionam como indicadores poderosos de que essa intrigante, tanto quanto revolucionária, tecnologia está avançando rapidamente em direção a sua viabilidade comercial. 

 

Nos últimos meses, por exemplo, um centro de pesquisa no Japão anunciou avanços na correção de erros em sistemas quânticos, potencialmente tornando a produção de grandes computadores quânticos em escala comercial. Uma empresa na Austrália desenvolveu um software que melhora o desempenho de qualquer hardware de computação quântica, contribuindo igualmente para avanços dessa indústria em escala comercial.

 

À medida que esses avanços se aceleram, os dólares de investimento estão sendo largamente investidos e as startups de computação quântica estão se proliferando. As principais empresas de tecnologia também continuam a desenvolver suas capacidades quânticas: empresas como Alibaba, Amazon, IBM, Google e Microsoft já lançaram serviços comerciais de computação quântica em nuvem.

 

É claro que toda essa atividade não necessariamente se traduz em resultados comerciais imediatos. Embora a computação quântica prometa ajudar as empresas a resolver problemas que estão além do alcance e da velocidade dos computadores convencionais de alto desempenho, os casos de uso são ainda prioritariamente experimentais e hipotéticos, neste estágio inicial. 

 

Ainda assim, a atividade sugere que os diretores de informação e outros líderes que estão atentos às notícias da computação quântica não podem mais ser meros espectadores. Os líderes devem começar a formular suas estratégias de computação quântica agora. A mudança pode ocorrer já nos próximos 5 ou 7 anos, já que várias empresas prevêem que lançarão sistemas quânticos utilizáveis ​​nesse período.

 

Em verdade, há todo um ecossistema de sustentação para essa indústria já em implantação. Pesquisa da McKinsey indica que o valor em jogo para os players de computação quântica é de quase US$ 80 bilhões (não confundir com o valor que os casos de uso de computação quântica podem gerar, que pode ser ainda maior).

 

Como a computação quântica ainda é early stage, a maior parte do financiamento para pesquisa básica na área ainda vem de fontes públicas. Mas estão fluindo.

 

A computação quântica é um avanço não só por sua inigualável capacidade mais acelerada de processamento, mas por todo o seu potencial na solução de complexos problemas reais das empresas, que demorariam anos ou décadas para serem endereçados, e que com ela podem ser resolvidos em dias ou meses.

 

Se você é uma liderança empresarial em qualquer área de atuação, deveria começar a entender como tudo isso funciona e como vai impactar seu negócio. Para se preparar já.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.