Mercado de smartphones se recupera em 2021

3 mins read

Há expectativas no mercado de smartphones que o 5G será responsável por uma retomada no avanço do mercado de smartphones, o que, de resto, parece até meio óbvio de se esperar. E legal de se observar.

 

Levantamento do IDC prevê crescimento nas remessas de smartphones de 5,5% para 2021, um salto saudável em relação à queda de 5,9% observada no ano passado. O primeiro trimestre do ano será especialmente forte, com as remessas sendo projetadas para um aumento de quase 14% em relação ao mesmo trimestre de 2020.

 

A IDC atribuiu sua perspectiva otimista a dois fatores: aumento da demanda pelos aparelhos em função do isolamento social promovido pelo Coronavírus; e ao fato de que a maioria das indústrias envolvidas em toda a cadeia de suprimentos de bens básicos, que experimentaram um crescimento de demanda significativa em 2020, incluindo aí fabricantes, varejistas e consumidores, está agora mais bem preparada para atender ao incremento da demanda digital de seus produtos e serviços.

 

“A IDC tem visto um crescimento acelerado nos canais online, subindo para 27% de participação em 2020, quando era de 20% ano passado. Na medidad em que os canais se adaptam ao estilo de vida pandêmico, essa tendência só deverá crescer”, disse Nabila Popal, diretora de pesquisa da Worldwide Mobile Device Trackers da IDC, à imprensa especializada dos EUA.

 

Estima-se que a China e os EUA, que são os dois maiores mercados de smartphones do mundo, cresçam 5% e 3,5%, respectivamente, em 2021. Embora a China tenha sido atingida por vários bloqueios municipais em janeiro passado, a confiança do consumidor do país permanece forte. Ambos os mercados devem ver um salto nas remessas este ano devido ao desenvolvimento do 5G e ao sucesso contínuo dos iPhones mais recentes.

 

Imagem: IDC

 

O 5G continua sendo um fator impulsionador para a indústria de smartphones em todo o mundo, impulsionado pela forte demanda pelos mais novos telefones da Apple. As remessas de telefones 5G devem abocanhar mais de 40% das remessas gerais de smartphones este ano, aumentando para 69% em 2025. Ao mesmo tempo, o aumento da concorrência entre os fornecedores de telefones 5G Android, especialmente os da China, reduzirá o preço médio de venda desses telefones para $ 404 até o final de 2025.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.