Compre agora, pague depois. Qual a sacada?

4 mins read

A Slope, que oferece às empresas uma maneira fácil de oferecer serviços do tipo compre agora e pague depois (buy now, pay later, ou, para os íntimos BNPL), viveu seis meses intensos. 

 

Isso não é uma grande surpresa, já que o tamanho do mercado compre agora e pague depois foi avaliado em US $16 bilhões em 2021 e deve crescer quase seis vezes até 2029.

 

Sua API pode aprovar transações de BNPL em segundos e seus clientes de varejo podem oferecer aos clientes o benefício do pagamento depois da compra, seja à vista ou em parcelas.

 

Já no checkout, os clientes escolhem as condições de pagamento que funcionam melhor. 

 

A Slope gerencia o empréstimo, a subscrição e qualquer cobrança de dívidas e pagará à empresa assim que o produto ou serviço for enviado.

 

A Slope cresceu assustadoramente em seus seis meses de operação (121% mês a mês) e registrou clientes corporativos suficientes para crescer mais de 20 vezes no trimestre. Operam já com 2500 negócios nos EUA e México. 

 

A Slope é uma das pontas aparentes desse iceberg que é o negócio de BNPL. Mas qual a diferença dos nossos tao conhecidos crediários, tao característicos do varejo no Brasil? Bem, algumas.

 

A primeira é que a compra é beneficiada pelo sistema já no checkout, em segundos, sem a necessidade de solicitação de aprovação prévia de perfil para o pagamento ser feito depois. 

 

A segunda é que o consumidor não precisa ser cliente da loja, nem de nenhuma outra instituição financeira para usar o sistema. O que contribui para a inclusão dos não bancarizados e aumenta a base possível de clientes para o varejo.

 

A terceira e muita vantajosa é que não será cobrado juros caso o pagamento for feito na data combinada.

 

Grandes grupos financeiros como cartões de crédito e bancos estão aderindo fortemente ao sistema.

 

No mês passado, o PayPal gastou US$ 2,7 bilhões com a japonesa Paidy em um esforço para conquistar o mercado na Ásia. No início de agosto, a Square anunciou planos de adquirir a Afterpay em um acordo de US$ 29 bilhões. Diz-se que até a Apple está entrando no jogo BNPL também.

 

O segmento de BNPL está promovendo um incremento ainda maior do que o já existente  entre instituições financeiras tradicionais, operadoras de meios de pagamentos e empresas líderes do varejo. 

 

No Brasil, ainda se trata de um mercado em estágio inicial de desenvolvimento. Mas, certamente, deverá se expandir como uma alternativa ao tradicional crediário. Notadamente junto ao público com baixo acesso ao mundo finceiro.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.