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A importância dos clientes-promotores - Innovation Insider

A importância dos clientes-promotores

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Clientes promotores são aqueles que consideram sua marca essencial para a vida deles. Além de acompanhar todas as novidades, ainda compartilham e são defensores da sua empresa. São clientes que você conquistou ao longo do caminho, considerados fiéis à sua marca.

Eles são essenciais para dar um upgrade nas estratégias de marketing da sua empresa, e não podem ficar fora de um planejamento de ações. Afinal, você pode divulgar sua marca por meio deles. Vamos aprender mais sobre este assunto? Continue a leitura e saiba mais!

Entenda Quem são seus Clientes Promotores

Quando a empresa supera as expectativas dos clientes, tende a conquistar clientes promotores. Em um cenário mais aprofundado, são aqueles que atribuíram nota de 9 a 10 na pesquisa de satisfação Net Promoter Score (NPS).

Isso indica que estão satisfeitos com as soluções oferecidas pela sua empresa. Eles comentam com feedbackspositivos e ajudam seus indicadores comerciais subirem. Afinal, auxiliam a conquistar novos clientes.

>> Saiba como calcular o NPS e descubra quantos clientes promotores a sua empresa tem: baixe o nosso infográfico e entenda tudo sobre o assunto!

Cliente promotor e consultora conversando.

Aprenda como Captar Clientes Promotores

O marketing de defensores – usa-se também o termo “advogados de marca” – surge quando clientes experimentam, aprovam e defendem determinada empresa.

Neste cenário há algumas estratégias de marketing que podem ser aplicadas com intuito de captar clientes promotores, e ainda divulgar a marca por meio deles. Por isso, vamos ver quais são?

– Entenda as Dores do seu Cliente

Convenhamos: não há como solucionar as necessidades do seu cliente se você não souber quais as dores dele, concorda? Por isso, o primeiro passo é compreender as necessidades e os problemas.

Para isso, é preciso conhecer a concorrência, público-alvo e ter personas bem definidas. Se você está iniciando esse estudo e precisa descobrir as reais necessidades do consumidor, não hesite em investir em uma boa e estratégica pesquisa de satisfação.

Com ela, é possível mapear as dores do seu cliente e o que ele espera da sua empresa. Assim, você propõe soluções baseadas em dados reais de pesquisa mercadológica.

– Ofereça Recompensa para Seus Defensores

Nada melhor do que fazer um elogio para uma marca e receber um brinde exclusivo. Por isso, para incentivar a conquista de novos defensores, acompanhe as publicações do seu público-alvo e ofereça algum tipo de reconhecimento pelo esforço e apoio.

Escolha alguns benefícios (promoções, brindes, presentes ou descontos) exclusivos para quem ajuda a propagar sua marca. Isso estimula a lealdade e as pessoas começam a enxergar a empresa com olhar de admiração e curiosidade.

– Aposte no Cashback para Conquistar Clientes Promotores

cashback é quando um cliente compra na sua loja, e depois de certo tempo, pode recuperar uma porcentagem do valor investido. Isso estimula que ele compre com mais frequência, afinal, tem um excelente benefício.

Nesse cenário, você determina as regras: qual é a porcentagem ou o que o cliente deve fazer para receber um determinado valor. Aqui, você pode determinar o compartilhamento e indicação nas mídias sociais.

Contudo, é importante divulgar regras claras para evitar complicações futuras. Escreva com clareza e transparência as regras do benefício.

– Surpreenda seu Cliente

Para que o cliente tenha boas experiências, é fundamental encontrar maneiras para que ele se lembre da sua marca com entusiasmo e fidelidade.

Saiba que isso é possível quando você investe em ações voltadas para surpreender. É necessário se diferenciar antes, durante e no pós-venda, criando relacionamentos duradouros e de confiança. Veja algumas ideias:

  • Ofereça algo benefícios e bônus;
  • Tenha atendimento humanizado e personalizado;
  • Esteja presente de forma criativa nas mídias sociais;
  • Faça parte da vida do cliente;
  • Antecipe possíveis problemas.

Profissional de educação satisfeita com serviços.

 

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