Está oficialmente aberta a temporada de previsões para 2022. Eu mesmo devo fazer algumas, além desta, sempre com aquele desafio de ver se acertamos ou não. A experiência e os anos rodados ensinaram que acontece um pouco das duas coisas, acertos e erros, mas reforça a constatação de que tentar prever coisas é sempre um melhor exercício do que se deixar ser surpreendido por elas. No mundo dos negócios, a inércia reativa pode ser mortal. Na verdade, na maioria das vezes, é.
Bom, então vamos lá.
Metaverso
Essa é bico. O Facebook, ooops… Meta, vai puxar essa tendências e como, com novo nome ou não, segue sendo a maior rede social do Planeta (mesmo que cada vez mais afastada dos jovens), e está apostando nas realidades imersivas como seu novo mantra, dificilmente algo tão poderoso assim não só deverá chamar a atenção de públicos e anunciantes, no teste do ano de 2022 no setor de mídia sociais.
Social Commerce
Tendência reforçada em 2021 e que deve se expandir mais e mais em 2022. Aqui, o streaming commerce, que usa as redes sociais, seus creators e influencers para anabolizar vendas em tempo real, se misturam para dar ao varejo digital um boost inédito e tecnologicamente diferenciado. Todas as redes sociais tem soluções e plataformas operando com o objetivo de capturar esse movimento. Haverá grande disputa entre elas, tendo no Tik Tok, Instagram, Snapchat e até o You Tube como alguns dos seus protagonistas. Fora o próprio Facebook.
Audio apps
Ou audio social, se você preferir. Os aplicativos de voz como anabolizadores de interação nas redes sociais viverão um novo e ampliado momento em 2022. Isso porque as tecnologias não param de evoluir no setor, os usuários e consumidores estão cada vez mais habituados e engajados na experimentação desse recurso e as marcas também estão abandonando sua postura de reação para adotarem uma estratégia mais tipo tentativa e erro, saindo da inércia nesta conversa.
Creators viram reis
Mais e mais plataformas de serviço e suporte à atividade dos creators estão sendo lançadas e implementadas por todas as redes sociais internacionalmente, como forma de dotar aqueles que mais criam, produzem e distribuem conteúdos nas redes sociais e, com isso, otimizam todo o ecossistema, dando-lhe vida e estimulando fortemente as redes sociais como geradoras de negócios para as empresas. Em 2022 tudo isso vai ficar ainda mais poderosamente estruturado e em operação. Confira e verá.
NFTs
Outra tendência que não tem jeito de não se aprofundar em 2022, já que fez praticamente sua estréia em 2021 e foi já um sucesso, ao menos em alguns dos grandes mercados. NFTs, você sabe, são moedas digitais para artigos e ativos raros. Tem tudo a ver com o ambiente das mídias sociais, notadamente no que tange às obras e projetos de creators e influencers. Para as marcas, é uma oportunidade de gerar valor, entregar experiências únicas e se aproximar de forma igualmente única com seus públicos.