Lá vai mais de ano que curtidas e comentários eram as métricas mais cobiçadas e comemoradas do marketing digital. Isso foi no tempo em que ele era apenas social. Hoje, ele é figital, customer centric, data-driven, omnichannel e tal. Quanto mais experiências boas e engajamento em conteúdos relevantes uma marca é capaz de proporcionar, maior é a sua chance de cativar e encantar seus clientes. O marketing de engajamento é muito mais que tecnologia: é metodologia aliada a estratégias para provocar interação entre empresa e seus consumidores. Além de aumentar a visibilidade, empatia e consciência de marca, conhecimento de serviços e produtos, esse trabalho é capaz de fidelizar o cliente, subir o ticket médio de consumo, aumentar de forma sensível a participação de mercado da empresa e ainda cortar custos de aquisição! Não é pouca coisa!
Há anos luzes, a relação entre marcas e consumidores deixou de ser uma via de mão única para se tornar uma autoestrada hiperconectada de múltiplas interações, direções e possibilidades. Nela, os consumidores passam a valorizar os anunciantes que concedem benefícios diretos aos seus clientes, oferecem experiências de ganha-ganha e criam empatia com causas e propósitos sociais. Quanto mais engajadoras, legítimas e genuínas forem as experiências proporcionadas pela empresa em seus esforços comerciais, maior será o seu resultado de vendas. E consequentemente, financeiros.
O marketing de engajamento é um conjunto de estratégias que busca estimular o público a participar, ativamente e espontaneamente das estratégias de marketing e venda de uma empresa. Qualquer empresa. E há inúmeras maneiras de fomentar isso, como Campanhas de Member Get Member – onde 1 + 1 é sempre mais que 2; Recursos de Referral Marketing (Recomendações de Produtos e Serviços on-line); Plataformas de Social Selling – onde o próprio cliente se torna um “vendedor digital” das empresas; e Programas de Renda Extra. E funcionam!
Empresas que sabem como engajar seus públicos têm quatro vezes mais chances de crescer acima de 10% ao ano! Não sou eu quem está falando: este é um dado da pesquisa “The Rules of Customer Engagement”, realizada em 2017 pela Forbes Insights, que ouviu mais de 200 executivos de médias e grandes empresas nos EUA. Estas mesmas marcas engajadoras têm custos de aquisição até 3 vezes mais baixos que aquelas que fazem apenas o beabá em redes sociais seguindo a cartilha básica do marketing digital.
Para criar relacionamentos duradouros e resultados efetivos, é preciso entender bem seus clientes e motivá-los a fornecer informações que serão revertidas em seu benefício. Ativações de pesquisas/co-criação e ouvir a opinião destas pessoas, provocam o sentimento de pertencimento e a real sensação que são elas que estão no comando. Para o sucesso desta estratégia, dou alguma dicas que podem ser relevantes para a sua empresa:
1 – Crie jornadas digitais relevantes para seus clientes:
Os desafios do marketing de engajamento acompanham as várias oportunidades do mercado de comunicação. Se, por um lado, as marcas precisam adotar estratégias para suprir a distração provocada pelo excesso de canais e atrair a atenção de um público mais preocupado com a qualidade da jornada digital, por outro, existe o obstáculo de incluir, nos meios digitais, pessoas que até há pouco tempo não estavam ou ainda não estão completamente conectadas às plataformas.
2 – Invista em uma plataforma de marketing customizada e personalizada para o seu negócio:
Muitas Martechs (como são chamadas empresas de tecnologia com soluções de marketing e vendas) têm um enorme potencial de ajudar sua empresa a realizar a transformação digital nos seus processos de aquisição, relacionamento e retenção de clientes. Busque soluções focadas em tecnologia que possam ajudar sua marca a se conectar de verdade com seu público-alvo.
3 – Tenha uma estratégia focada no seu cliente:
Em um cenário ideal, a estratégia de marketing de engajamento começa com a definição da persona do seu negócio. Descubra quais são os padrões de comportamentos, interesses, anseios, desejos e necessidades destas pessoas mantendo uma comunicação de mão dupla ou múltipla com elas. Já existem muitas Plataformas que, integradas a outras soluções, atendem todas as suas necessidades de uma só vez.
4 – Tenha uma multiplataforma integrada:
Como falado na dica anterior, é possível “curar” boa parte das dores dos seus times de marketing e vendas integrando diversas soluções em um hub tecnológico. Nada melhor para gerar engajamento do que “cercar” seu público por todos os lados criando sua própria comunidade de clientes on-line. Soluções integradas, responsáveis por fornecer um mix de ferramentas e modelos de acompanhamento para mensurar o ROE (Return On Engagement) das estratégias são indispensáveis. Não dependa de dados gerados por redes sociais: tenha seu próprio gerador de métricas e parâmetros de resultados. Notificações via WhatsApp Business e Pushs, por exemplo, são hoje uma das melhores opções para criar diálogos em tempo real, de forma mais personalizada e mais próxima dos usuários. Os e-mails marketing também funcionam para criar conversas contínuas com o usuário. E melhor: são bem mais baratas e eficientes que muitos canais e mídias pagas!
Por fim: como resume no título: sem encantamento não há engajamento, sem propósito não há negócio.
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