Vou antecipar aqui o que você vai ler – isso se for um profissional de marketing interessado e franco, e admitir que não está fazendo direito seu marketing de atribuição – já no início do Guia que Innovation Insider publica aqui para você (produzido por HubSpot).
Marketing de Atribuição, o nome quase revela, é um pedaço da ciência de dados que analisa como cada etapa da jornada “atribui” sentido e lógica de performance à outra, a próxima. Ele consegue medir quais pontos de contato contribuem para vendas ou conversões. Isso se faz capturando dados de engajamento de um consumidor e o objetivo é determinar quais pontos de contato melhor engajam os consumidores/clientes em sua jornada de compra, on the fly: enquanto navegam.
Depois disso, o Marketing de Atribuição entende quais mensagens de marca e plataformas
estão funcionando – e quais não estão – o que obviamente otimizará seus investimentos. Afinal, ao menos em tese e conceitualmente, você saberá exatamente onde, quando e com que frequência seu target está de fato interagindo com sua empresa diariamente.
E isso importa hoje mais do que nunca: 71% dos consumidores têm expectativa de que marcas criem para eles interações mais personalizadas.
Para fazer isso, você precisa ser capaz de ajustar suas mensagens
e modificar a maneira como você usa diferentes ativos de marketing, para melhorar
envolvimento do cliente, ao mesmo tempo em que maximiza o retorno do seu
investimento mercadológico.
Isso é Marketing de Atribuição.
Dá uma olhada aqui no Guia de Marketing de Atribuição e vê se agora faz a coisa certa 🙂