Porque a inteligência artificial nunca vai ser igual a inteligência humana

3 mins read

Para entender rapidinho isso melhor, você precisa entender a diferença entre narrow AI e general AI. Parece papo de nerd, e de fato é, mas é fácil de entender e é também muito importante você entender, para saber onde estamos na evolução da Inteligência Artificial, que está já mudando o mundo todo à nossa volta.

 

Narrow AI é, como o nome revela, a inteligência artificial estreita. Isso quer dizer que é a Inteligência Artificial que ainda depende de insumos humanos como base e é dedicada a tarefas sabidinhas e espertas, mas extremamente limitadas a um determinado âmbito de atuação. A narrow AI que é capaz, como no caso do GPT-3, por exemplo, considerado hoje um dos mais avançados sistemas de AI do mudo, de fazer avanços inimagináveis na área da Natural Language Processing. A linguagem computacional que mimetiza a linguagem humana. Mas não sai daí. Não saberia, por exemplo, desenvolver soluções na área da matemática financeira, de pesquisas climáticas, doenças contagiosas, ou, mais simplesmente ainda, criar uma esteira para atendimento via chat, como fazem os robôs de qualquer ecommerce ali da esquina.

 

É narrow, e deu.

 

A general AI é, ainda, uma quimera. Seria ela a inteligência artificial que conseguiria se aproximar da inteligência humana como a conhecemos. Um tipo de inteligência que resolve, mas ou bem, um gigantesco volume de desafios da vida no Planeta e na vida sobre ele. Essa, ainda não existe. É uma formulação científica meramente conceitual.

 

A inteligência artificial hoje disponível no mundo é menos inteligente do que uma criança de 4 anos de idade, que começa a formular lógicas e raciocínios sequenciais nessa idade. A inteligência artificial narrow de hoje não sabe que encostar em algo quente queima. Essa é uma capacidade reflexiva, que a AI atual não consegue atingir.

 

Não se sabe até onde a AI vai evoluir e se, de fato, um dia, teremos essa tal de general AI. Hoje, a AI é um bebê. Aprendiz voraz, mas engatinhando ainda diante da inteligência humana.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.