O modelo Alibaba: onipresente, dominador, único.
O gigante chinês Alibaba vem sendo considerado um concorrente de peso à altura em quase todos os indicadores que consultemos e vem apostando forte em lojas físicas e a diversificação que engloba on e off, visando oferecer uma experiência completa aos consumidores finais.

O modelo Alibaba: onipresente, dominador, único.

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Nós, ocidentais, temos a Amazon como a grande referência do commerce global contemporâneo. E ela é mesmo. Mas o gigante chinês Alibaba vem sendo considerado um concorrente de peso à altura em quase todos os indicadores que consultemos.

 

A Amazon vale US$ 1,759 trilhões. Alibaba vale US$ 575,86 bilhões, menos da metade, portanto. O que nem sempre é uma desvantagem no mercado de investimentos (veja análise ao final deste texto). Ambos lideram os mercados de seus países.

 

Em linhas gerais, além de operar os principais mercados de comércio eletrônico do mundo, ambas as empresas têm grandes negócios de infraestrutura em nuvem, operações de logística e exposição a entretenimento digital por meio de streaming vídeo (neste setor, a Amazon ainda dá um banho no Alibaba), entre outros negócios de satélite.

 

Mas ao contrário da Amazon, o Alibaba não está envolvido em vendas diretas em seu marketplace digital e não possui depósitos para apoiar o seu e-commerce. Ele simplesmente suporta pequenas empresas e fabricantes de marca a atingir os consumidores. A Amazon é um negócio B2C, Alibaba é, prioritariamente (embora não exclusivamente) B2B.

 

Como seu negócio principal é esse mercado de comércio eletrônico, o Alibaba obtém altas margens de lucro. Ano passado, ultrapassou US$ 1 trilhão em volume bruto de mercadorias (GMV), tornando-se o maior mercado online da GMV no mundo.

 

Além disso, a China é o maior mercado de varejo do mundo e Alibaba deve crescer ainda mais seu domínio e controle do setor em seu País.

 

Mais recentemente, Alibaba, assim como seu concorrente, vem apostando forte em lojas físicas e a diversificação que engloba on e off, visando oferecer uma experiência completa aos consumidores finais.

 

Em 2018, o Alibaba tinha 64 lojas de sua marca Freshippo, em 14 cidades e, no final de 2020, esse número chegava já a 246. Apenas dois anos após a abertura da primeira loja, as vendas online de mantimentos (perecíveis inclusos) na China aumentaram para 32,5 por cento.

 

Nas lojas físicas, os clientes clicam em QR codes e acessam informações adicionais sobre todos os produtos, desde sua fabricação até o transporte até a loja onde se encontra. Todos os produtos são rastreados em uma cadeia de blockchain. Em algumas lojas, existem carrinhos de compras robóticos que seguem os clientes usando uma pulseira de rastreamento e escaneiam automaticamente os itens à medida que são carregados na cesta. A estratégia de dados permite o envio de notificações push ou mensagens SMS aos smartphones de seus clientes de e-commerce, enquanto caminham pela loja. Eles podem receber um desconto na marca de papel higiênico que compram on-line.

 

As lojas físicas são também centros de distribuição. Ao combinar o estoque online e na loja sob o mesmo teto, controladas permanentemente com tecnologias digitais que rastreiam itens e processam pedidos online, a companhia conseguiu reduzir seus custos de operação e aumentar sua eficiência.

 

Segundo o site especializado em mercados financeiros Motley Fool, se você for investir em ações nesse mercado e ficar na dúvida entre as duas companhias, não fique: a aposta certa seria investir no Alibaba: “Considerando a lacuna de avaliação significativa entre as duas ações, o Alibaba é a melhor compra hoje. Embora ambas as ações pareçam destinadas a superar o S&P 500 nos próximos anos com base em suas vantagens competitivas e impulso de crescimento, o Alibaba tem o melhor valor das duas. Seu preço mais baixo dá aos investidores a garantia de que, mesmo que as ações de crescimento caiam – uma possibilidade distinta na reabertura econômica – as ações do Alibaba permanecerão sólidas.”.

 

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