O mito e a falácia do foco

4 mins read

Você já deve ter ouvido, e repetido feito um papagaio por aí, que foco é fundamental para o sucesso nos negócios.

 

Vou defender aqui que isso é uma bobagem sem tamanho e que foco pode, muitas vezes, bem ao contrário, mais atrapalhar do que ajudar o seu desenvolvimento pessoal, profissional, da sua empresa e dos seus negócios.

 

Foca aqui, coracão.

 

A base do raciocínio de que foco é importante está na premissa de que se você fizer mais de uma coisa ao mesmo tempo, não vai fazer nenhuma direito. E mais, que se você dispersar suas energias e atenção, vai produzir menos e de forma menos otimizada. seja lá o que for.

 

Pois vamos lá.

 

Comecemos pelo basicão. Perguntinha… das maiores empresas do mundo hoje, qual delas tem um negócio focado em uma única atividade? Duas que seja? Ou três?

 

Nenhuma. Todas começaram com foco em um único negócio e perceberam que para expandir mais e mais precisavam diversificar suas atividades. Nenhuma delas seria hoje as gigantes que são, se tivessem focado em uma única atividade. São plataformas conglomeradas de inúmeros negócios e avanços tecnológicos que não param de diversificar suas operações. Com prioridades e focos absolutamente ampliados.

 

Bom, saltemos para os maiores bilionários do Planeta. Cite qual deles tem investimento ou atividade em um negócio focado. Nenhum. O mais rico de todos, o Elon Musk, bom, você sabe, vai desde construir casas sustentáveis até foguetes, passando por carros e hoje empresas de Inteligência Artificial avançadas, que tudo o que fazem é olhar o mundo em toda a sua diversidade para poder criar avanços para ele. Foco que é bom, nenhum.

 

Agora vamos a sua carreira. Se você atua no mundo corporativo e é um especialista focado em alguma habilidade ou disciplina específica, parabéns. Bom para você. A má notícia é que se você se mantiver assim e não desenvolver e incorporar novas habilidades, se possível fora do seu foco de atividade, você vai ser profissionalmente engolido em poucos anos. No mundo empresarial e de negócios de hoje, cabem cada vez menos especialistas unívocos. 

 

Aí vamos para o seu lado intelectual. Idem. Se você não for em busca de conhecimentos diversificados e amplificados, sua cabecinha vai ir ficando do tamanho de uma ameixa murcha.

 

Quando estamos no meio do desenvolvimento de um projeto, ou de um planejamento estratégico, e as ideias param de fluir, qual o melhor jeito a fazer? Parar e pensar em outra coisa, sair do foco, porque o foco emburrece e trava.

 

Não confunda foco com determinação. Não confunda foco com persistência. Pode parecer a mesma coisa, mas não são e, essas sim, são qualidades boas de se cultivar.

 

A mente humana, assim como as sociedades, se enriquece com a diversidade. Só assim ela expande seus horizontes. O foco embota o infinito das descobertas que podemos fazer e os lugares inimaginavelmente distantes e belos onde podemos todos chegar. 

 

Basta não ter foco.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.