O domínio global absoluto do Grupo Facebook em redes sociais, incluindo China

2 mins read

Quando falamos Facebook, pensamos Facebook. Tá certo é apenas 1/4 da verdade. Os outros 3/4 são compostos por WhatsApp, Messenger e Instagram, todas companhias do grupo Facebook. Juntas, elas compõem, disparado, a maior presença nas redes sociais globais, incluindo nessa conta as chinesas Tik Tok, We Chat, QQ, Weibo e QZone. Tá tudo aí abaixo na tabela.

Facebook, WhatsApp, Messenger e Instagram somam, juntas, a estonteante marca dos 6,6 bilhões de usuários no mundo, o que é como se fosse 2/3 da população do Planeta, de cerca de 8 bilhões de habitantes.

Tem superposição nisso, claro, mas para o meu ponto aqui, não importa muito. Meu ponto aqui é que há um domínio global nas redes sociais de um único grupo de negócios chamado Facebook, somando inclusive juntas todas as sempre incensadas e respeitadas como fenômenos de massa expressivos, que são as redes sociais chinesas. Pois somando todas elas, que pertencem a grupos diferentes entre si, chegamos a aproximadamente 4,8 bilhões.

Trata-se de mais uma faceta da concentração de domínio no mundo das empresas-plataforma, conglomerados que se estendem em diversas áreas de negócios e atividades econômicas, dominando globalmente pedaços enormes de algumas delas.

Veja a tabela e confirme.

Abaixo, apenas como curiosidade, vemos também o domínio global dos EUA sobre todos os demais países, no mesmo tema redes sociais. Não nos esquecendo que elas são o maior fenômeno de comunicação de massa de todos os tempos, com uma pervasividade internacional jamais vista por qualquer outra manifestação de comunicação que conhecemos.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.