Mobile é um ecossistema, não um tamanho de tela.

4 mins read

Há quem tenha dificuldade de entender que, quando analisamos o mercado mobile, não estamos falando apenas desse celular que você tem aí com você. Apesar de só esse fato, o de que existem muitos mais celulares do que pessoas no mundo, ser realmente de alta relevância e a base física e logística dessa cadeia da mobilidade, não é absolutamente só disso que estamos falando quando falamos … mobile.

 

Começa que há uma infra estrutura telecom plugada nesse aparelhinho cuti-cuti que você leva para todo canto em sua vida e isso significa hoje que há toda uma conectividade web, para além da telefônica, plugada aí. O que dota seu celular de um poder sem fim de transmissão e recepção de dados, incluindo aí as maravilhas do vídeo e da interação voice enabled. 

 

Vem junto a Inteligência Artificial transformando a eficácia e toda a lógica da interconexão entre máquinas e pessoas. Some aí ainda a transformação do mobile em TV, via streaming, além do mobile commerce, que torna toda a cadeia um canal altamente eficaz de distribuição e venda de produtos e serviços. Aí você acrescenta os apps, o infinito e bilionário mundo dos apps.

 

E sobre eles vale um capitulozinho a parte aqui.

 

Quando digo bilhões, estou de fato querendo dizer bilhões.De dólares, registre-se.

 

É um sub-segmento do mobile em franca expansão e, dentro dele, um capítulo à parte de um capítulo à parte, que o mundo do gaming.

 

Ele é considerado hoje um dos grandes drivers das receitas do negócio mobile no Planeta, tendo crescido vertiginosamente nos ultimos anos. Veja gráfico abaixo.

 

 

Para você ter uma ideia de como esse ecossistema já é bem mais que uma telinha no seu bolso, o que os especialistas apontam como vital para a evolução dessa cadeia está repousado em, pelo menos, 5 grandes tendências:

 

  • Cloud. Os celulares estão e estarão cada vez mais plugados na nuvem e isso os dota de características de interatividade particularmente especiais, para todo tipo de armazenamento de dados, assim como de incremento de velocidade;
  • Trabalho. O celular, todos nós já percebemos, é uma estação de trabalho completa e na pandemia isso só se acelerou. Vai acelerar mais,
  • Banco. Seu celular é seu banco. E vai ter mais e mais carteiras dentro dele para você fazer suas compras e transações financeiras ao alcance dos dedos.
  • Entretenimento. Ele também é seu canal de acesso a jogos, brincadeiras e muita diversão de forma acessível e… móvel.
  • 5G. Aí o bicho vai pegar, porque tudo isso aí acima vai ser anabolizado como nunca antes, tanto em termos de qualidade, quanto de velocidade.

 

Assim, quando falar ou pensar mobile, pense grande. Aí, pense maior ainda. E você terá chegado a metade do que é todo esse ecossistema, que transformou nossas vidas para sempre.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.