Investimentos em blockchain vão crescer e você precisa entender porque

3 mins read

Você certamente sabe o que é blockchain e vem acompanhando seu desenvolvimento nos últimos anos. Se não sabe bem o que é ou como funciona, leia um resuminho fácil aqui.

 

Bom, sendo uma tecnologia e um protocolo disruptivo, como tudo quando se trata de disrupção, demora um tempo para decolar. Só que o movimento rumo ao mainstream se acelerou no caso do blockchain e agora o que estamos observando é que inúmeros setores da economia global estão despertando para seus benefícios únicos e indiscutíveis. E aquele setor que mais parecia resistente a sua chegada e utilização, o financeiro, é aquele que desponta como lider em sua adoção.

 

É o que mostra mais recente estudo do IDC, que infelizmente é pago, mas que se você quiser, pode acessar e comprar aqui.

 

O número do IDC é que as empresas deverão investir US$ 6,6 bilhões em soluções de blockchain este ano, um aumento de mais de 50% em relação a 2020 e que esse número pode chegar em US$ 19 em 2024, num crescimento acumulado composto (CAGR) de 48%, se considerados os últimos 5 anos. 

 

O setor financeiro lidera, entre outras coisas, usando o blockchain para gerenciar e rastrear pagamentos cross-border. Mas é seguido pelo que o estudo qualifica como Lot Lineage/Provenance, que é uma das facetas mais legais do blockchain, que inscreve no seu ledger cada ponto da cadeia de valor, produção e distribuição de vários ecossistemas e setores da economia, emprestando a eles transparência de origem e procedência, bem como sustentabilidade e confiabilidade em toda a jornada, tudo certificado e validado de forma encriptada altamente segura e confiável pela própria dinâmica do blockchain. Tudo inscrito no blockchain é imutável. 

 

Num mundo perpetrado pelas inconsistências e vulnerabilidades das relações transacionais de valor de toda espécie, notadamente no ambiente digital, o blockchain (que não é uma criptomoeda, por favor) é um dos avanços mais bem-vindos para o ambiente de negócios contemporâneo global. 

 

O crescimento dos investimentos nessa nova tecnologia registrado e projetados pelo IDC só comprovam isso. 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.