Há ética e diversidade na Inteligência Artificial?

3 mins read

É um tema controverso e que parece sem fim. A Inteligência Artificial tem suas premissas decididas por gente. E gente erra, pode ter princípios controversos e, muitas vezes, não é nada confiável. 

Em eventos como o SXSW pudemos assistir nos últimos anos um sem número de palestras e discussões sobre o assunto. Eu mesmo já escrevi sobre ele uma dezena de vezes. Mas nem de longe a discussão deixou de ter relevância, muito menos chegou-se a um consenso final a respeito de como plataformas e soluções que lancem mão da Inteligência Artificial podem assegurar que suas premissas lógicas sejam éticas em relação a seus efeitos sobre a vida como ela é e sobre todos nós.

Outra executiva da Cloudera, Cindy Maike, vice-presidente de Soluções para a Indústria, disse: “Veremos a IA ética se tornar o centro das atenções nos próximos 12 a 24 meses.” Beena Ammanath, diretor executivo do Deloitte AI Institute acredita que “2021 será o ano de ação para a ética da IA” e diz que “permitir a confiança nos sistemas de IA estará no centro de todas as conversas sobre IA”. Ammanath acredita que “as empresas começarão a agir para decidir as dimensões éticas de suas estratégias de IA e implementar modelos de IA que podem ser controlados por implicações éticas como parte de MLOps.” De fato, o Relatório Executivo de Tecnologia Emergente anual da RELX fornece alguma corroboração para isso, dizendo “Mais de 8 em cada 10 líderes de negócios acreditam que as considerações éticas são uma prioridade estratégica no projeto e implementação de seus sistemas de IA.”

Elprin do Domino Data Lab substancia o perigo de negligenciar a IA ética, prevendo que “Em 2021, veremos uma consciência mais ampla em todos os setores das implicações legais e riscos de decisões automatizadas. Podemos ver processos públicos relacionados à discriminação ou responsabilidade que envolvem decisões tomadas por modelos. ” Mas nem tudo é desgraça e tristeza. James Kingston, VP de Parcerias de Pesquisa e Inovação da Dataswift, pesquisador de IA e Diretor do HAT-LAB, fornece um pouco de incentivo no final dessa tarefa, explicando que “Combinando princípios éticos, de conformidade e de preservação de privacidade com infraestrutura de tecnologia construída para escalar para o futuro, a sociedade se moverá em direção a um sistema onde o valor dos dados beneficiará tanto os indivíduos quanto as empresas. “

Deixe um comentário

Your email address will not be published.