Å@óùâªäwå§ãÜèäåvéZâ»äwå§ãÜÉZÉìÉ^Å[Ç≈ïÒìπêwÇ…åˆäJÇ≥ÇÍÇΩÉXÅ[ÉpÅ[ÉRÉìÉsÉÖÅ[É^Å[ÅuïxäxÅvÅÅÇPÇUì˙ÅAê_åÀés

Fugaku, o mais rápido computador do mundo, entra em operação

3 mins read

Concebido em 2014, a construção de Fugaku foi concluída em maio do ano passado, mas só agora esse que pode ser considerado o mais poderoso computador em funcionamento do mundo, entrou finalmente em operação. 

 

Pesquisadores do instituto RIKEN, do Japão, anunciaram a novidade semana passada e é algo que a comunidade científica global vinha aguardando há uma década.

 

Pois agora, após passar por quase um ano de testes em projetos que visam combater a pandemia COVID-19, o Fugaku, revelam as declarações da RIKEN, está finalmente pronto para começar a aceitar projetos de pesquisadores de todo o mundo.

 

Alguns dos focos prioritários do Fugaku, como revelou à imprensa internacional Hiroshi Matsumoto, presidente da companhia, é a mitigação de grandes desastres planetários e um melhor uso de energia global.

 

Com três vezes o poder de computação do vice-campeão IBM Summit, o Fugaku provavelmente continuará sendo o supercomputador a ser batido até que um outro monstrinho dessa mesma natureza, o LUMI, seja concluído na Finlândia.

 

Em termos do tipo de pesquisa em que Fugaku estará trabalhando, alguns projetos já apresentaram resultados. Junto com o trabalho em soluções COVID-19, como a eficiência da máscara e eficácia de medicamentos, Fugaku também foi usado para desenvolver um modelo de IA que simulava ondas de tsunami para prever enchentes no Japão. Setenta e quatro projetos adicionais foram selecionados para implementação a partir de abril de 2021, e a RIKEN abriu sua convocação de propostas para projetos de pesquisa adicionais semana passada.

 

Fugaku também foi já utilizado, em conjunto com o Tokyo Medical and Dental University e Fujitsu Laboratories, para analisar genes de câncer, e o resultado, anunciado em novembro passado, foi que o Fugaku havia permitido a análise completa dos genes de câncer em menos de um dia. Para efeito de comparação, esse é um processo que costumava levar meses.

 

Numa projeção visionária, o honorável senhor Matsumoto declarou que “o Fugaku certamente desempenhará um papel ativo como uma infraestrutura central para a construção da Sociedade 5.0 e contribuirá para o maior progresso na ciência, tecnologia e inovação”. 

 

だからそれで

 

Que assim seja.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.