Em 2022, relativise o Covid em sua estratégia

3 mins read

Não, a pandemia não vai acabar tão cedo. Infelizmente. Mas o raciocínio aqui é simples… se você prioriza a pandemia como premissa chave, começa pensando pequeno, imaginando que está fazendo exatamente o contrário.

 

A pandemia é uma variável, assim como a inflação, a macroeconomia, as características e particularidades de cada mercado, enfim, você entendeu.

 

Se você considerar a pandemia como sua base estratégica, dançou, coração. Você enjaula sua estratégia, trava as hipóteses mais avançadas, emperra projeções ambiciosas, atravanca sua vida e o planejamento mais amplo dos seus negócios.

 

Sempre que começo a ler um artigo e ele se inicia assim, tipo …. Num cenário em que o Coronavirus  … eu tendo a fechar e ir para outro, que mesmo levando em conta a óbvia existência da pandemia, parte do óbvio para ir bem mais diante dele.

 

Lembra para mim quando tudo era Transformação Digital e toda a apresentação, todo artigo, todo estudo começava sempre, tipo … por conta da transformação digital…

 

Ora… tudo é transformação digital, não existe nada fora dela e o que estiver fora dela vai desaparecer e não tem relevância. Pura bobagem conceitual desnecessária e miope esse …. por conta da transformação digital.

 

Projeções estratégicas precisam ser generosas, amplas, onmi. Precisam levar em conta um sem número de variáveis e priorizar o vírus vai contaminar de mediocridade seus planos de futuro, garanto. E para a estupidez, infelizmente, ainda não se criou uma vacina.

 

O Chris Anderson, ex editor da Wired e um notável físico, capaz de enxergar tendências e nos preparar para elas de forma sempre visionária, publicou em seu Twitter a imagem abaixo.

 

 

 

Nela, vemos um diagrama de toda tendência. Tipo, qualquer tendência. Ela começa se disseminando em ondas grandes, até se tornar parte da paisagem, deixando de ter tantos vales e picos e se incorporando à realidade cotidiana. Tomada a partir de então como um dado normal da planilha.

 

O tweet do Chris diz o seguinte… Say this was Covid wave deaths against some baseline. At what point would we call it he Flu an move on?

 

É isso. Precisamos deixar de considerar a pandemia como uma paranoia estratégica e seguir em frente. 

 

Fixe o diagrama do senhor Anderson na tela de descanso do seu computador … ele é um canvas mais corajoso, inteligente e, certamente, mais produtivo, para o seu planejamento estratégico.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.