Você, certamente, já ouviu falar do internet banking e do open banking. Mas não deve estar tão familiarizado assim com o AI Banking, ou seja, o banco movido pela inteligência artificial.
Hoje muita coisa do internet banking e do open banking contém, já, inteligência artificial. Mas o que um brilhante estudo da McKinsey chamado “Building The AI Banking of The Future” aponta é que toda a infra-estrutura e operação dos bancos do futuro serão anabolizados pela inteligência artificial e isso é bem mais do que uma assistente virtual automatizada em formato de chat bot te atendendo numa linha telefônica. Pode ter certeza disso.
O aviso de como isso pode impactar os bancos vem logo no parágrafo de apresentação da análise da McKsinsey: “Para prosperar na era digital movida pela IA, os bancos precisarão de um grande volume de recursos de IA e inteligência analítica, que forneça soluções inteligentes e personalizadas e experiências distintas em escala, e em tempo real.”
A tese do estudo é indiscutível e reza mais o menos assim. O banking, todo o banking, vive um momento de transformação radical, promovido pela mudança nos hábitos dos consumidores e usuários e pelos avanços tecnológicos disruptivos no ambiente financeiro.
Com base nesse impulso, o avanço das tecnologias de inteligência artificial (IA) nos serviços financeiros oferece aos bancos o potencial de aumentar a receita a um custo menor, envolvendo e atendendo clientes de maneiras radicalmente novas, usando um novo modelo de negócios que a consultoria chama de AI Banking Of The Future.
Trata-se, possivelmente, da maior revolução da história dos bancos, desde que eles surgiram.
Para dar uma olhada no estudo da McKinsey, clique aqui e leia. Vai valer muito a pena.