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A nova plataforma global da Coca-Cola: A Magia Acontece - Innovation Insider

A nova plataforma global da Coca-Cola: A Magia Acontece

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A nova plataforma global da Coca-Cola: A Magia Acontece é uma nova filosofia da marca que vai impulsionar as novas campanhas, em um pensamento global que vale a pena você, que estuda sobre branding, conhecer mais.

 

A história da Coca-Cola iniciou-se no ano de 1886, em Atlanta (EUA), quando o farmacêutico John S. Permberton resolveu criar um xarope para problema de indigestão, mas a fórmula tomou outros rumos, e John acabou criando a formula da bebida mais famosa do mundo, porém, no primeiro ano a marca ela não vendeu quase nada, mas Frank Robinson, era o contador da empresa,  viu um enorme potencial da marca. Além dele criar o icônico logo, usado até hoje, Frank idealiza a bebida de Coca-Cola. Permberton morreu 2 anos depois de criar a formula da Coca-Cola. Assim em 1891 surgi a The Coca-Cola Company, hoje uma das maiores marcas do mundo.

 

Dentro de um novo passo do branding, a Coca Cola lança uma nova filosofia, onde convida os consumidores celebrarem a verdadeira magia da humanidade, através do abraço, a marca atualiza sua promessa de unir e inspirar pessoas ao redor do mundo no dia a dia, a empresa de refrigerantes deseja mostrar que a verdadeira magia está com as pessoas no momento em que nos reunimos em momentos inesperados e mesmo em tempos imprevisíveis, transformando algo cotidiano em extraordinário.

 

Dentro de estudos de Branding, a filosofia de marca é o pilar que define a personalidade da empresa, mostra o seu jeito de ser, as suas crenças e seus princípios, tudo isso precisa ser refletido dentro de um conceito, que não deve ficar apenas em uma página escondida do site ou na famosa frase em um quadro na sala de reunião, mas sim em ações efetivas da marca, como a que estamos apresentando aqui nesse artigo sobre a Coca-Cola.

 

Uma filosofia de marca, é uma gestão, ou seja, é uma forma que as empresas tem de comandar o futuro da mesma. O Branding é fundamental para que uma empresa tenha muito ou pouco sucesso. Branding é algo que a padaria da esquina ou a multinacional devem fazer todos os dias, aliás, as que melhor trabalharam esse conceito são as gigantes dos dias atuais, são empresas que colocam consumidor e marca no centro de todas as decisões da empresa. Assim, estabelece um diferencial no mercado, por meio de observações e construções subjetivas que transformam e solidificam o relacionamento da marca com o cliente.

 

Quando a Coca-Cola lança a campanha a “Magia Acontece”, a empresa não está simplesmente lançando um novo slogan ou uma campanha com periodicidade. Quando se fala de filosofia de marca, já está subentendido que seja algo de longo prazo. Uma crença que conduzirá e guiará o marketing e comunicações da marca Coca-Cola em todo o planeta a partir de agora.

O novo mundo

Novo normal é um termo que caiu, ainda bem, em desuso rapidamente. Não existe isso, mas que ao sairmos dessa pandemia, que um novo mundo será criado, isso não temos a menor dúvida. Desde 2020, quando a pandemia surgiu, muitos estudos foram feitos, um dos mais importantes é que o sentimento de amor aflorou ainda mais nas pessoas, que começaram a olhar mais para a sua vida e se preocupar mais com o que está sendo feito pelos outros.

 

Em meio a tudo isso, a Coca-Cola, entendendo os novos comportamentos foi estudando esses movimentos e a partir das principais lições desde o início da pandemia, reformulou a sua filosofia de marca onde sinaliza que é possível encontrar a magia no entorno, quando as pessoas se reúnem em momentos inesperados transformando o cotidiano em extraordinário.

 

Segundo Manolo Arroyo, Global Chief Marketing Officer de The Coca-Cola Company: “a filosofia A Magia Acontece está enraizada na crença de que as dicotomias podem tornar o mundo um lugar mais interessante e ao mesmo tempo, capta a essência da própria Coca-Cola: um verdadeiro sabor indescritível, único, um toque de verdadeira magia. ‘A Magia Acontece’ não é simplesmente um slogan ou uma campanha única, é uma filosofia de marca de longo prazo. Uma crença que conduzirá e guiará o marketing e as comunicações da marca Coca-Cola”, filosofia de marca entra em um dos pilares para construir o propósito da mesma, na metodologia 5Ps de Branding, isso fica mais claro.

 

As dicotomias da Coca-Cola podem ser representadas pelos termos: humilde, mas icônica, autêntica e secreta; real e mágica, o que somando pode tornar o conceito da magia acontece algo muito forte para uma das mais famosas marcas do mundo.

 

Lançamento da campanha

Essa filosofia é lançada com uma nova campanha chamada “Estamos a uma Coca-Cola de distância”, apresentando uma metáfora que fala à crença de que o que nos une é maior do que o que nos diferencia e celebra nossa humanidade. Como parte da campanha, a Coca-Cola concederá prêmios aos consumidores que encontrarem e inserirem os códigos ocultos em um site da marca. Estamos a uma Coca-Cola de distância’’ foi construído para uma comunidade que exige algo diferente.

 

O logo “Abraço” dá uma assinatura visual que irá abraçar e enquadrar momentos de magia nas suas comunicações, mostrando não apenas que a magia acontece, mas que a marca está abraçando seus consumidores de uma forma bem simples e interessante, a ideia é que as pessoas se sintam abraçadas pela marca que amam, algo que a pandemia aflorou em cada um de nós.

 

A Coca-Cola está trabalhando em parceria com artistas, fotógrafos e ilustradores para trazer à vida o conceito de “A Magia Acontece” por meio da adoção do logo “Abraço”, trazendo pessoas reais em seus trabalhos reais, mostrando a magia de cada um. Os artistas são como mágicos, tem total capacidade de transformar algo simples em uma obra de arte, uma paisagem comum, nos olhos de um fotógrafo, se torna uma foto artística, como em um passe de mágica.

 

Por meio de suas próprias visões distintas e sem filtros, esses artistas darão vida a momentos da magia do dia a dia de maneiras inclusivas e coletivas, mas também individuais e expressivas. Os parceiros de design incluem Wieden + Kennedy London, KnownUnknown e Kenyon Weston, o que mostra que a campanha é mundial e não apenas uma ação brasileira, tanto que a campanha terá ações digitais em países como: mídias sociais e digitais, em mercados selecionados, na América Latina: México, Brasil, Argentina, Chile e Colômbia.

 

 

 

 

 

 

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