A Era da Mudança Ininterrupta e a angústia que veio com ela.

3 mins read

Se você não anda angustiado, não sabe direito o que está acontecendo.

 

Você pode optar por não querer saber direito o que está acontecendo. Sua escolha. Mas isso muda muito pouco as coisas, porque o que está acontecendo, está acontecendo e continuará acontecendo você sabendo que está acontecendo ou não. Talvez seja melhor se ligar.

 

E o que está acontecendo?

 

A Era da Mudança Ininterrupta.

 

E o que é a Era da Mudança Ininterrupta? É um tempo recorrente de transformações sistêmicas, que desorienta o para onde íamos e coloca no lugar o não sabermos mais para onde vamos. As evoluções avançadas e cada vez mais aceleradas da tecnologia reinventando tudo e o chão em que antes pisávamos virando movediço de novidades sem parar. 

 

Celebramos parte dessas mudanças como algo bem-vindo, porque nos ajuda a vida de algum jeito, mas outro tanto ignoramos o real sentido. Somado a outro pedaço, que anda cada vez maior, de revoluções que certamente nos espantam pelo ruim que são e sobre as quais nos sentimos impotentes de atuar em nossa própria defesa.

 

É possível dizer que as mudanças sempre foram impactantes e que sempre aconteceram? Sim, só que não.

 

Mudanças sempre aconteceram, mas jamais foram tão recorrentes e nunca, em tempo algum, foram exponenciais como agora.

 

É a velocidade da exponencialidade que nos gera a angústia, porque o tempo se acelerou para além do tempo antes humano.

 

A Era da Mudança Ininterrupta se caracteriza por sua dimensão exo-humana. Uma carcaça que se avoluma sobre as sociedades e recobre nossas vidas tomando uma espécie de conta delas a nossa revelia. Ainda não somos controlados por tudo isso, mas é a sensação de que é uma questão de tempo para que isso ocorra que nos angustia. 

 

A Era das Mudanças Ininterruptas é o novo sistema operacional de tudo. Nós mesmos fomos os desenvolvedores de seus códigos, mas agora esses códigos começam a se codificar, em alguma instância, por si próprios e a si próprios.

 

É uma Era que, de jeito nenhum, era a Era que era pra ser. Só que é.

 

Pensando bem, talvez seja de fato melhor não saber mesmo o que está acontecendo.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.