A Arábia Saudita constrói uma cidade inteligente que conhecerá seus habitantes mais do que eles mesmos.

3 mins read

A sede dos estados fortes por dominar, pela via tecnológica digital e pelo controle irrestrito de dados privados, seus cidadãos, tem vários exemplos mundo afora, no Ocidente e no Oriente. O mais recente está em construção e se trata da nova cidade inteligente na Arábia Saudita, The Line, que será construída no deserto, num raio de 170 km, numa região banhada pelo Mar Vermelho. 

 

A cidade será dotada de sistemas interconexos de mundo físico e mundo digital, com um grau de avanço e complexidade que nunca se viu até hoje.

 

Você precisa ler a longa reportagem completa de ZDNet, cujo link disponibilizo para você ao final deste texto.

 

Mas só num snapshot, você chega no aeroporto da cidade e um táxi já está te esperando. Você é levado para o hotel que reservou, pega as chaves e vai para o quarto.Não precisa se registrar porque um sistema de face recognition já te reconheceu na entrada. Aliás, toda a sua passagem pela cidade será 100% monitorada o tempo todo. Isso certamente tornará sua estada totalmente customizada para você, já que em todo lugar onde você estiver, a cidade sabe onde você está, o que está fazendo e oferece a você exatamente o que você deseja, com a comodidade de não precisar tirar um cartão de crédito do bolso ou um celular para saber onde está. 

 

Bom, esse é um resuminho simples dos planos para The Line, que está sendo projetada e poderá estar pronta em 10 anos.

 

Ela faz parte do projeto Neom, anunciado pelo governo da Arábia Saudita como parte de sua “Visão para 2030”, com o objetivo de criar “um laboratório vivo”, completo com hiper-automação, empreendedorismo criativo e iniciativas sustentáveis, por um custo total estimado de US $ 500 bilhões.

 

É sensacional, por um lado. Cidade inteligente afinal! E põe inteligente nisso. Algo com o que sonhamos faz tempo.

 

Mas como tudo que surge hoje a partir da lógica da inteligência artificial hiper-conectada, parece que precisa vir com seu preço a pagar. Neste caso, um máximo de conveniência, por um máximo de vigilância.

 

Vale o custo?

 

Clique aqui e leia o fantástico texto completo da ZD Net.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.