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Cadú Senna: Dicas valiosas para inovar seu processo de vendas e criar um poderoso canal de aquisição de clientes - Innovation Insider

Cadú Senna: Dicas valiosas para inovar seu processo de vendas e criar um poderoso canal de aquisição de clientes

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Não preciso nem dizer que, nos últimos anos, o marketing digital e os canais de aquisição de clientes passaram pela maior transformação desde a adoção em massa da internet. E ficaram as lições: o modelo de apostar em mídia com objetivo apenas de alcançar uma grande audiência, número de impressões, curtidas e compartilhamentos e não se preocupar com o custo de aquisição e o retorno do investimento ficou definitivamente no passado!

Na queda de braço pela atenção do consumidor, as modernas, completas e altamente customizáveis plataformas digitais de marketing se tornaram os mais eficientes canais de aquisição de clientes dando um banho nos gigantes midiáticos em termos de adaptabilidade, agilidade e custo x benefício. O funil de vendas escancara os números: elas geram leads que convertem até 8 vezes mais por um custo até 10X menor! O placar do ROI e os KPIs deixam cada vez mais evidente que é o momento das empresas adotarem rápido estes novos canais de aquisição e inovarem nos seus processos de vendas usando plataformas para engajar micro-influenciadores, lançar programas de indicação premiada e envolver clientes e admiradores da marca (brand lovers) e consumidores recorrentes em canais de aquisição.

Agora, com a tecnologia e a hiperconectividade, a marketing digital finalmente entra na era da Prospecção em Rede, uma tendência de captação e conversão de vendas baseada na enorme escala do networking digital das pessoas. Qualquer pessoa conectada! Neste cenário, o sucesso de vendas de qualquer produto ou serviço está diretamente relacionado à experiência do cliente (lado humano) e em soluções integradas (lado tecnológico). Com consumidores satisfeitos e propensos a recomendar o que você vende para centenas ou milhares de outros consumidores, todas as relações – inclusive as comerciais – estão irreversivelmente fundamentadas nas conexões em rede, numa enorme teia social, tecnológica e global.

  1. Como evolução do processo de vendas, o primeiro estágio do seu funil de vendas passa pelo celular dessas pessoas: ela é impactada pelas ofertas e o seu compartilhamento ganha um efeito multiplicador para gerar leads com enorme capilaridade;
  2. O segundo, e o que qualifica estes leads, é a motivação destas pessoas em recomendar a sua empresa. Esta motivação pode ser desencadeada por descontos em produtos e serviços, prêmios, comissões, dinheiro ou simplesmente paixão;
  3. O terceiro, e último estágio do seu funil de vendas anabolizado termina com sucesso em uma conversão muito mais rápida e barata.

PIMBA! É o marketing boca-a-boca 4.0, com um programa de indicação totalmente integrado ao seu CRM, automatizado, já em conformidade com a LGPD e baseado em uma plataforma tecnológica completa. Este sim vai se tornar, em curto prazo, o seu principal e mais eficiente canal de aquisição de clientes!

O que explica o sucesso do modelo é que, hoje, cada ser humano munido de um celular conectado à internet é uma mídia. A mais poderosa delas! Uma mídia que usa sua rede de contatos para influenciar e gerar resultados comerciais surpreendentes. Os influenciadores digitais estão aí para comprovar. Não só as celebridades do Instagram ou Youtube: estou falando daquelas pessoas que te mandam mensagem de aplicativo, que te marcam em posts, que possui poucos mas bons e fiéis seguidores. Eles são o que chamamos aqui na OQ Digital de Real Influencers. E por um bom motivo: estes novos canais de aquisição de clientes conseguem converter vendas em velocidade e custos impressionantes, justamente pela confiança que inspiram em pessoas que eles conhecem pessoalmente – e não só virtualmente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista americana Entrepreneur, a maioria dos consumidores confia mais em recomendações de produtos feitas por indivíduos do que por marcas. O mesmo estudo aponta que, atualmente, 74% dos consumidores usam redes sociais – habitat dos influenciadores – em suas decisões de compra. Um levantamento feito pelo LinkedIn aponta que profissionais que usam as redes sociais têm 51% mais chance de baterem suas metas do que aqueles que não usam estes meios para vender. Estes mesmos vendedores têm um desempenho até 78% melhor que seus colegas desconectados. Além de saberem usar os meios digitais a seu favor e promover conteúdos como ninguém, eles têm outro ponto em comum: gostam de um desafio, querem usar e provar sua influência para ganhar reconhecimento e status nas redes. São digital players e social sellers nativos.

Pense então em um modelo que, ao invés de poucos falando para muitos, muitos falando para todos! Algo disruptivo começa a acontecer… A lógica se inverte: o efeito multiplicador cria um viral-referral-loop e criar seu mais eficiente canal de aquisição de clientes em questão de semanas. No lugar de celebridades digitais, os nano influencers, pessoas normais, iguais a qualquer outro usuário de internet e de redes sociais, mas com um diferencial único: a capacidade de influenciar de forma direta a opinião e a decisão de compra de amigos, amigos dos amigos, familiares, vizinhos e demais conhecidos, com credibilidade e efetividade. Cada um de nós hoje tem o grande poder de criar um efeito positivo em rede!

Cada brasileiro tem em média 854 contatos nos meios digitais. Ou seja: qualquer mensagem multiplicada por este número tem um alcance nada desprezível. Vende mais? Proporcionalmente, as taxas de geração de leads, de conversão de vendas e aquisição de novos clientes são muito mais altas: segundo pesquisa Nielsen, 92% das pessoas impactadas por mensagens postadas por conhecidos sentem mais confiança neste tipo de recomendação.

Quer realmente inovar, gerar resultado e oferecer uma experiência única de compra e venda? Dê estes passos/saltos à frente:

  1. Use uma plataforma própria para criar uma comunidade ativa e explorar todo o poder de convencimento dos pequenos influenciadores em um programa de indicação 4.0;
  2. Motive estes self media channels a participarem ativamente das suas estratégias de marketing estabelecendo metas claras e prêmios dentro de um digital game premiando essas pessoas na medida que os leads gerados por eles caminha no seu funil de vendas;
  3. Lance desafios e reconheça todos eles de acordo com o nível de engajamento e retorno que cada um gerar para seu negócio – uma Plataforma completa de marketing de indicação é capaz de atender suas necessidades;
  4. Converta e provoque recorrência oferecendo experiências digitais únicas e um relacionamento sólido de médio e longo prazo.

E claro, cuide muito bem deles: monitore, cative, envolva, conheça e, acima de tudo, reconheça estes players! Hoje são eles que ditam as regras deste jogo. Se bem jogado, todos vendem, todos vencem.

Cadú Senna – Founder e CEO da OQ

https://oqdigital.com/

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