8 dicas para você se dar bem no caos da nova economia da Transformação Recorrente

6 mins read

Transformação recorrente é o novo status de tudo no mundo dos negócios. Um chão movediço, em que tudo que funciona hoje pode não funcionar amanhã. E amanhã é amanhã mesmo.

 

Aqui vai um roteirinho com 8 dicas que você e sua empresa precisam ter em mente e que deveriam ser pregadas na parede virtual da sua companhia, para todo mundo olhar todo dia, sem esquecer nunca, de agora em diante.

 

    1. Agile & Fast – se você não adotar metodologias e processos ágeis em sua companhia urgentemente, ela vai ficar para trás não porque não seja boa, mas porque ficará lenta diante da velocidade hoje necessária para seguir no jogo competitivo de seu mercado. Agile & Fast são o binômio dos novos tempos. Um tempo sem tempo.
    2. Innovative Obsessed – A inovação é, em muitos sentidos, uma palavra vazia. Seu significado é impalpável e intangível. No entanto, o verbo inovar esconde um processo. Inovar e surpreender sua própria empresa diante de si mesma, os concorrentes e seus consumidores com soluções que superam as já existentes e se diferenciam com sucesso delas, alavancando como nunca novos negócios. Se você não for obsessivo na busca e descoberta dos significados escondidos da Inovação, vai ser subjugado por quem decifrar esse enigma antes de você.
  • Platform Thinking – Vejo todo mundo no ambiente corporativo repetir à exaustão que para um negócio dar certo é preciso foco. Hoje em dia, essa máxima está ficando careta, obsoleta, vazia e superada. Olhe as grandes corporações de maior sucesso do Planeta hoje. Elas têm tudo, menos foco. São múltiplas, diversificadas, fogem de seus mercados originais expandindo-se para outros que nem próximos são. É o pensamento plataforma que faz isso. O pensamento plataforma é colateral e omni. Não excludente. As companhias de sucesso no futuro não serão as focadas, mas as mais desfocadas possíveis.
  • Startup Adaptded – Startups são hoje a grande alavanca da disrupção e da inovação das economias em todo o mundo. Se você ainda não percebeu isso, nem sei em que mundo habita. Serão elas que trarão os grandes avanços da Humanidade de agora em diante. Se liga e se ligue a elas, de alguma forma. Pelamordedeus!
  • M&A enabled – O crescimento e o desenvolvimento orgânico das companhias serão cada vez mais esmagados por tudo que citei aí acima e você imaginar que sua companhia pode ter todas as soluções dentro só de si mesma é uma perigosa ilusão egoísta. O M&A é a estratégia de crescimento inorgânico muitas vezes única para sua sobrevivência e expansão mercadológica.
  • Data & Tech Driven – Bom, aqui é chover no molhado: não há como sua companhia operar hoje se não for Data & Tech driven. Dados e tecnologia, de preferência e necessariamente alinhados entre si, são as premissas e as bases de solução avançadas para a maioria dos desafios da sua empresa, num mercado em que tudo precisa ser cada vez mais preciso, tecnologicamente habilitado e mensurado. Performance não é um método de avaliar desempenho: é a própria vida das companhias contemporâneas. E não há performance sem tech and/or data.
  • AI boosted – A Inteligência Artificial está já em todo lugar e estará cada vez mais. De algo que nem sabíamos direito o que é poucos anos atrás até ela se enfiar em todos os apps que estão hoje em seu celular e em quase tudo com o que você se relaciona no mundo digital, a IA se transformou no sistema operacional do presente e do futuro. E deve estar no seu negócio como uma segunda pele. Se bobear, como a primeira. 
  • IoT prepared – Essa aqui pode parecer mais distante, só que não. A Internet das Coisas já começa a se infiltrar na nossa vida sem percebermos, mas cada vez mais objetos e coisas à nossa volta estão e estarão conectados à internet de alguma forma e isso vai mudar tudo em nossas vidas e na vida de sua empresa. Prepare-se e não coma bola. As oportunidades de negócios no ambiente de IoT são, quase que literalmente, sem fim.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.