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VR/AR com dados de performance? Oba!

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Tenho com alguma frequência comentado que as tão badaladas tecnologias de AR/VR são hoje ainda experimentos de laboratório. Nós, os ratinhos.

Trata-se de recursos em estágio primitivo de evolução. Ninguém tem modelo de negócios sustentável para elas. Seu uso segue limitado a experimentos de balcão e show off para a mídia. Isso porque as duas tecnologias são caras e sua disseminação complexa para públicos maiores do que um show-room especial na sede de uma flag-ship store de uma companhia aérea.

Aí, quem puder experimentar, vai viajar ao Azerbaijão sentadinho numa poltrona de luxo na sede da Air France na Champs Elisée, por exemplo. Mas não é muito mais que isso.

Fenômenos como o Pokemón Go são esporádicos e a exceção que confirma regra. Quantos Pokemóns Go conhecemos, não é?

Pois vem exatamente do mundo dos games uma primeira luz que pode ajudar (veja caro leitor, apenas ajudar, contribuir, dar uma forcinha) para a quebra dessas barreiras todas: os caras estão começando a medir o nível de interação dos players em jogos com VR. E assim começamos a ter métricas de performance a mão. Oba!

Quem se destaca nesse pioneirismo são os devs do Survios, um estúdio desse tipo de jogos. Seus lançamentos estão listados entre os primeiros nos rankings de jogos mais bem sucedidos no setor. Por causa dos dados.

De posse de informações de comportamentos de sua audiência em pleno jogo, os criadores podem incrementar determinados recursos e conhecer mais e mais do perfil de cada jogador.

O próximo passo será incluir marcas nessa jornada, tendo elas à mão indicadores de performance de sua aparição nesse universo paralelo das realidades fluidas (aquelas que são realidade, mas não são reais, se é que me entende).

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Pyr Marcondes é jornalista, consultor e autor. Foi repórter da revista IstoÉ, Jornal da Tarde e Playboy. Foi diretor editorial para o Grupo Meio & Mensagem desde a década de 90. Foi Sócio e Diretor de Criação na agência de publicidade Grottera & Cia. (TBWA) durante 10 anos. Foi Country Manager do portal StarMedia no Brasil. Co-fundador e CEO da Digital Strategy, consultoria pioneira em marketing e comunicação digital no País. Co-Fundador e Diretor de Marketing da FUN Generation, empresa de mobile marketing. Co-Fundador e Diretor da Superbrands Brasil (2005/2009). Consultor adjunto da BrandFinance, consultoria de marcas inglesa (2004/2005). Foi Diretor-Geral da Plataforma Proxxima, de marketing e comunicação digital do Grupo M&M. É hoje Diretor Geral da M&M Consulting, empresa de consultoria e negócios para a indústria do marketing digital. Pyr Marcondes é autor de inúmeros livros sobre história da propaganda e sobre marcas. É hoje referência na indústria digital brasileira. É palestrante, membro de conselhos e consultor.

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