Um pouco (apenas um pouco) sobre Transformação Digital

Por Pyr Marcondes | 13 novembro 2017

Levantamento feito recentemente pelo consultor de marketing e negócios Marcio Malmegrin no mercado brasileiro aponta que 10 entre 15 empresas de consultoria e tecnologia em operação no País falam em entregar a tal Transformação Digital.

Transformação Digital virou um buzzword vazio. Cada cabeça, uma sentença. Cada um tem sua definição e nenhuma bate com a outra. Todas estar certas. Mas a verdade é que, no estágio em que estamos, não importa muito.

Transformação Digital, como comenta outro consultor, sócio-fundador e CEO da WeFit, Maurício Zaragoza, é um conceito vago como Inovação. Genérico o suficiente para ser um monte de coisas e para não ser nada, ao mesmo tempo.

Como ando pesquisando e lendo muito online sobre o tema, a Amazon percebeu e me enviou vários livros sobre ele. Tem Manual for dummies de todo tipo sobre o assunto. Há blogs e mais blogs. Livretinhos e panfletinhos. Enfim, you name it.

Para não ficar só no achincalhe aqui, transformação digital é a transformação radical que deveria acontecer nas empresas envolvendo-a de ponta a ponta, top down e bottom up, tendo como base o conceito de que digital é tudo, está em tudo, dinamiza e dinamizará tudo. E que as empresas precisam embedar esse princípio e essa infra tecnológica em sua alma e no todo da sua vida.

Sabe quem está fazendo isso desse jeito em todo o mundo? NINGUÉM!!!

Então, transformação digital é uma quimera. Um sonho. Um desejo.

É possível que ao longo dos próximos anos vejamos processos efetivamente mais profundos e que ela deixe de ser o oco que é hoje. Por enquanto, ficamos na expectativa.

Apenas para não me fazer mal entendido aqui, não estou dizendo que não se deva discutir, escrever, refletir e provocar reflexões (desde efetivamente profundas e consequentes) sobre o assunto. Aliás, é exatamente o contrário.

O alerta aqui é que tem muita gente falando e poucos entregando.

Pra ficar ligado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

White Paper relacionado


Marketing

7 dicas matadoras para iniciar seu Behavior Marketing.

Artigos Relacionados