Home Notícias Série Inovação em Marketing – Zeca Vieira /Sul América

Série Inovação em Marketing – Zeca Vieira /Sul América

40
0

O diretor de Marketing Corporativo da Sul América seguros fala como encara a inovação em seu dia a dia e revela que para ele o futuro do marketing já chegou, com a necessidade dois profissionais da área terem que lidar cada vez mais com dados, performance e resultados.

Innovation Insider – O desafio de entender um pouco mais de tecnologia para saber melhor decidir sobre quais alternativas de plataforma escolher estão no dia a dia do profissional de marketing hoje. Como você lida com isso?

Zeca Vieira – Eu lido com isso me mantendo bastante atento às iniciativas inovadoras que surgem no mercado, lendo muito e principalmente me cercando de pessoas jovens, dinâmicas e com formação diversa. Eu aprendo a cada dia trabalhando com estas pessoas e lado a lado com a área de TI da companhia.

Innovation Insider – Há nos EUA uma nova designação para essa nova demanda, que é o cargo de CMTO, ou Chief Marketing Technology Oficcer. Vc acredita que esse tipo de cargo vai pegar ou isso é passageiro?

Zeca Vieira – Já pegou! Este é o futuro do marketing. O marketing cada vez mais tem de lidar com dados, performance, resultados, redes sociais, redes neurais…

Innovation Insider – Sabemos que dados (Big Data) passam a estar cada vez mais no centro das atenções dos gestores de marketing. Qual a estrutura para captura, tratamento, gerenciamento e aplicação de dados em sua empresa hoje?

Zeca Vieira – A SulAmérica hoje se beneficia de uma estrutura tecnológica atualizada e que nos traz grandes vantagens no que diz respeito ao processo de analisar um grande e variado volume de informações para gerar dados de valor, dentro da nossa estratégia de formar uma visão única de cada cliente. Nesta ano, a SulAmérica está comemorando os seus 120 anos e se preparando como nunca para os próximos 120.

Innovation Insider – Nesse ambiente em que dados passam a ser altamente relevantes, se insere também a gestão automatizada de dados para a compra de mídia em plataformas programáticas. Vc e sua empresa acreditam que programática veio para ficar? Como você opera programática em sua companhia? Suas agências tem estrutura para atende-lo nessa área? De que tipo?

Zeca Vieira – A SulAmérica é a maior seguradora independente do país. Isto significa que nosso foco é nossa parceria com os corretores de seguros. Portanto, todas as nossas iniciativas de mídia de performance estão focadas em gerar negócios para estes parceiros. Estamos fazendo alguns projetos neste sentido, sempre para ajudar os corretores a ganharem presença no meio digital e fazerem negócios, seja por meio de ferramentas de plataformas programáticas, por meio das redes sociais, SEO, campanhas de performance ou aplicativos mobile.

Innovation Insider – É sempre uma discussão acalorada a que indica que boa parte das verbas dos anunciantes está migrando para o mundo digital. Vc acredita que essa é uma tendência sem volta? Por quê? Qual o percentual da sua verba é hoje destinada ao digital?

Zeca Vieira – Nós não estamos fazendo muito esta conta. Estamos é de olho nas oportunidades. E, sem dúvida, cada vez mais as oportunidades estão no mundo digital.

Innovation Insider – Sabe-se que o mobile é hoje a chamada bola da vez, mas o fato é que apenas uma parte ainda bastante pequena das verbas dos anunciantes estão sendo investidas aí. Por que isso acontece? Se as audiências estão no mobile, porque as marcas ainda relutam em investir nele? E sua empresa, resolve como essa situação?

Zeca Vieira – Nós não! Nós até achamos que temos que investir mais no mobile do que na web…. Talvez ainda existam poucas oportunidades no mundo mobile para os anunciantes.

Innovation Insider – No evento SXSW deste ano, as grandes atrações foram a Realidade Aumentada, a Realidade Virtual e a Inteligência Artificial. Todas essas tecnologias começam já a ter impacto no marketing. Gostaria de saber como sua empresa e vc estão lidando/experimentando cada uma delas.

Zeca Vieira – Estamos, junto com nossa área de TI, olhando todas as tendências. No mundo dos seguros existem muitas tecnologias que podem transformar nosso mercado. Carros sem motoristas, sistemas de saúde dentro do celular… Estamos atentos e com a mente aberta para as oportunidades.

Caso você deseje conhecer soluções inovadoras no mundo do marketing, clique aqui.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here