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SÉRIE ESPECIAL: INOVAÇÃO EM MARKETING 2, Agrício Neto, SKY

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Esta e a segunda de uma série de entrevistas que INNOVATION INSIDER vai realizar com algumas das mais destacadas lideranças de marketing digital do Brasil. Ao final, vamos editar um e-Book com todos os depoimentos, buscando oferecer um documento que traga tanto reflexões como experiências práticas desses profissionais de alta representatividade nessa indústria na atualidade.

Innovation Insider – O desafio de entender um pouco mais de tecnologia para saber melhor decidir sobre quais alternativas de plataforma escolher estão no dia a dia do profissional de marketing hoje. Como você lida com isso?

Agrício Neto – Tenho que me manter atualizado sempre!! A minha equipe de MKT, em conjunto com as agências que trabalham com a SKY me ajudam neste processo.

Innovation Insider – Há nos EUA uma nova designação para essa nova demanda, que é o cargo de CMTO, ou Chief Marketing Technology Oficcer. Você acredita que esse tipo de cargo vai pegar ou isso é passageiro?

Agrício Neto – Entendo como passageiro. Todo profissional de marketing, ou melhor, de negócios, tem que estar antenado com as novas tecnologias, com o mundo digital e como ele pode ajudar a crescer o seu negócio. Acho que um dos maiores desafios é não perceber que ele pode matar o seu negócio!

Innovation Insider – Sabemos que dados (Big Data) passam a estar cada vez mais no centro das atenções dos gestores de marketing. Qual a estrutura para captura, tratamento, gerenciamento e aplicação de dados em sua empresa hoje?

Agrício Neto – A ATT (atual acionista da SKY) é um dos maiores investidores de Big Data no mercado americano e isso está se distribuindo por todas as operações na América Latina. Nós da SKY já temos uma estrutura robusta de “captura, tratamento e gerenciamento dos dados” e usamos isto para melhor direcionamento de ofertas, atendimento e retenção dos clientes. Claro que ainda há um longo caminho a percorrer, mas já estamos nele.

Innovation Insider – Nesse ambiente em que dados passam a ser altamente relevantes, se insere também a gestão automatizada de dados para a compra de mídia em plataformas programáticas. Você e sua empresa acreditam que programática veio para ficar? Como você opera programática em sua companhia? Suas agências tem estrutura para atende-lo nessa área? De que tipo?

Agrício Neto – A SKY vem utilizando mídia programática há mais de 1 ano. A parceria com a agência Isobar nos ajuda a cada vez mais investir desta forma. Entendo que sim, veio para ficar.

Innovation Insider – É sempre uma discussão acalorada a que indica que boa parte das verbas dos anunciantes está migrando para o mundo digital. Você acredita que essa é uma tenência sem volta? Porque? Qual o percentual da sua verba é hoje destinada ao digital?

Agrício Neto – O mundo digital é cada vez mais forte, os números de acessos aos sites, redes sociais, relacionamento, etc, são muito relevantes e não há como ignorar isso no planejamento de mídia. A SKY atua forte nesse mundo digital. Somos um dos maiores anunciantes do país e 15-20% das vendas são originadas pelas mídias online.

Innovation Insider – Sabe-se que o mobile é hoje a chamada bola da vez, mas o fato é que apenas uma parte ainda bastante pequena das verbas dos anunciantes estão sendo investidas aí? Porque isso acontece? Se as audiências estão no mobile, porque as marcas ainda relutam em investir nele? E sua empresa, resolve como essa situação?

Agrício Neto – Acredito muito no mobile. Fazemos mídia para mobile de uma forma tímida, reconheço, mas isso vai crescer exponencialmente a cada ano.

Innovation Insider – No evento SXSW deste ano, as grandes atrações foram a Realidade Aumentada, a Realidade Virtual e a Inteligência Artificial. Todas essas tecnologias começam já a ter impacto no marketing. Gostaríamos de saber como sua empresa e você estão lidando/experimentando cada uma delas.

Agrício Neto – Estamos conhecendo e nos familiarizando com estas tecnologias, não está no nosso dia a dia ainda.

Saiba mais!

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