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Sabe qual é seu próximo canal de mídia? Os carros.

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Line up of various types of used cars for sale on a motor dealers forecourt all marques removed

O primeiro uso mais fácil de implantar tem sido os sistemas de assistência e interação de voz, associados aos equipamentos internos dos automóveis, para conversar, interagir e captar impressões e dados de comportamento dos consumidores, on the fly, dentro do carro.

O rádio também vem sendo testado. Ou seja, é possível você ter dados de geolocalização do veículo e enviar campanhas customizadas, numa lógica de programática geo-customizada.

Tudo ainda em estágio muito embrionário e, claro, não vai estar em todos os carros rapidinho e em massa, daqui a uma semana. Mas está começando a acontecer.

Na última feira CES, que aconteceu semana passada em Las Vegas, vários fabricantes de automóveis apresentaram suas soluções para a “canalização” dos seus modelos, com o objetivo de entregar alternativas de comunicação e marketing para as marcas.

BMW, Ford, Nissan e VW anunciaram acordos com Microsoft e Amazon (detentores de duas das tecnologias de voz mais avançadas do momento, a saber, Cortana e Alexa). As duas companhias de tecnologia andam já conversando para tentar fechar um acordo de parceria entre si para fazer face a solução do Google, o Google Assistant.

Há modelos Ford que permitem, via Alexa, aos passageiros de seus carros fazerem pedidos online para o Starbucks mais próximo, geolocalizado.

A GM tem sido um dos fabricantes líderes nesse tipo de tecnologia conectada embarcada. Também permite que seus usuários reservem mesas no Applebee´s, encomendem previamente no serviço de drive thru um donuts no Dunkin Donuts ou encontrem um posto Shell mais próximo. As marcas pagam por isso.

Vale a pena acompanhar a tendência, que é apenas uma primeira, tímida, mas reveladora ponta de iceberg de como a Internet das Coisas vai impactar o marketing. Naquele carro que está passando ali, agora.

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Pyr Marcondes é jornalista, consultor e autor. Foi repórter da revista IstoÉ, Jornal da Tarde e Playboy. Foi diretor editorial para o Grupo Meio & Mensagem desde a década de 90. Foi Sócio e Diretor de Criação na agência de publicidade Grottera & Cia. (TBWA) durante 10 anos. Foi Country Manager do portal StarMedia no Brasil. Co-fundador e CEO da Digital Strategy, consultoria pioneira em marketing e comunicação digital no País. Co-Fundador e Diretor de Marketing da FUN Generation, empresa de mobile marketing. Co-Fundador e Diretor da Superbrands Brasil (2005/2009). Consultor adjunto da BrandFinance, consultoria de marcas inglesa (2004/2005). Foi Diretor-Geral da Plataforma Proxxima, de marketing e comunicação digital do Grupo M&M. É hoje Diretor Geral da M&M Consulting, empresa de consultoria e negócios para a indústria do marketing digital. Pyr Marcondes é autor de inúmeros livros sobre história da propaganda e sobre marcas. É hoje referência na indústria digital brasileira. É palestrante, membro de conselhos e consultor.

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