Sabe qual é seu próximo canal de mídia? Os carros.

Por Pyr Marcondes | 16 janeiro 2018

O primeiro uso mais fácil de implantar tem sido os sistemas de assistência e interação de voz, associados aos equipamentos internos dos automóveis, para conversar, interagir e captar impressões e dados de comportamento dos consumidores, on the fly, dentro do carro.

O rádio também vem sendo testado. Ou seja, é possível você ter dados de geolocalização do veículo e enviar campanhas customizadas, numa lógica de programática geo-customizada.

Tudo ainda em estágio muito embrionário e, claro, não vai estar em todos os carros rapidinho e em massa, daqui a uma semana. Mas está começando a acontecer.

Na última feira CES, que aconteceu semana passada em Las Vegas, vários fabricantes de automóveis apresentaram suas soluções para a “canalização” dos seus modelos, com o objetivo de entregar alternativas de comunicação e marketing para as marcas.

BMW, Ford, Nissan e VW anunciaram acordos com Microsoft e Amazon (detentores de duas das tecnologias de voz mais avançadas do momento, a saber, Cortana e Alexa). As duas companhias de tecnologia andam já conversando para tentar fechar um acordo de parceria entre si para fazer face a solução do Google, o Google Assistant.

Há modelos Ford que permitem, via Alexa, aos passageiros de seus carros fazerem pedidos online para o Starbucks mais próximo, geolocalizado.

A GM tem sido um dos fabricantes líderes nesse tipo de tecnologia conectada embarcada. Também permite que seus usuários reservem mesas no Applebee´s, encomendem previamente no serviço de drive thru um donuts no Dunkin Donuts ou encontrem um posto Shell mais próximo. As marcas pagam por isso.

Vale a pena acompanhar a tendência, que é apenas uma primeira, tímida, mas reveladora ponta de iceberg de como a Internet das Coisas vai impactar o marketing. Naquele carro que está passando ali, agora.

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