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Realidade Aumentada: o que é e como usar

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É praticamente impossível viver sem tecnologia nos dias de hoje, isso é um fato. Mas você já imaginou que seria possível misturar o mundo virtual ao real? Com prazer, apresentamos a você o conceito de Realidade Aumentada (RA).

Com esse novo recurso tecnológico, podemos interagir com objetos virtuais que “pulam” na nossa realidade. Parece coisa do futuro, não é? Mas não! A RA existe e está mais presente do que você pensa!

Inclusive, há uma série de aplicações sendo utilizadas por empresas para otimizar seus processos de trabalho. Duvida? Então continue a leitura do post e veja como você pode levar ainda mais inovação para o seu negócio!

O QUE É REALIDADE AUMENTADA?

Em linhas gerais, a Realidade Aumentada é a tecnologia que permite a junção do mundo real com o mundo virtual por meio de algum dispositivo eletrônico. Os objetos digitais se sobrepõem às imagens reais, permitindo uma interação muito mais profunda com a tecnologia.

Ainda está confuso? Basta lembrar do fenômeno Pokémon Go. O jogo desenvolvido pela Nintendo virou febre no mundo todo por ser totalmente imersivo e inovador. A experiência de caçar os pokémons e capturá-los no mundo real é nada menos do que um belo exemplo da Realidade Aumentada.

Esse tipo de interação rompe as barreiras da dimensão física ou digital, unindo conteúdos gerados pela tecnologia com os objetos que nos cercam.

Apesar da premissa semelhante, a Realidade Aumentada é diferente da Realidade Virtual. Nesta, o usuário imerge de forma multissensorial em um ambiente 3D por meio de dispositivos VR que são “vestidos” pelo usuário. Naquela, os elementos digitais é que são trazidos para o ambiente real.

Mais do que isso, a RA vai além de um recurso para games sofisticados. Ela já está sendo aplicada em muitos setores do mercado, inclusive em empresas dos mais variados nichos.

Sistemas que utilizam essa tecnologia são especialmente úteis para a medicina, para as pesquisas científicas, para o varejo e para o mercado publicitário.

DE ONDE SURGIU ESSE CONCEITO?

Embora a Realidade Aumentada só tenha se tornado possível com o avanço dos dispositivos modernos, como os smartphones e os headsets, o seu conceito é bastante antigo.

O primeiro a levantar a possibilidade de misturar elementos digitais aos reais foi o escritor Lyman Frank Baum, famoso autor do livro O Mágico de Oz.

O criador do leão covarde, do espantalho falante e do homem de lata visualizou a RA em sua outra obra, The Master Key: An Electrical Fairy Tale (A Chave Mestra: um Conto de Fadas Elétrico).

No livro, ele escreveu sobre um óculos que possibilitava ao seu usuário visualizar elementos da personalidade das pessoas, ou seja, lentes com inteligência artificial que enxergavam mais do que a realidade física.

O marco inicial da RA é considerado a criação, em 1959, do Head Mounted Display — o HMD. O sistema desenvolvido pelo engenheiro Ivan Sutherland, era uma espécie de capacete com displays ópticos que permitiam a incorporação de objetos virtuais ao ambiente real.

O termo, no entanto, é atribuído ao pesquisador Thomas Caudell, professor de Engenharia Electrotécnica da Universidade do Novo México. O cientista afirma que pensou no quanto seria interessante visualizar mais do que a realidade física quando estava trabalhando no manual de montagem de um sistema de fios de um avião da Boeing.

COMO ELA FUNCIONA?

Agora, você deve estar se perguntando: afinal, como a Realidade Aumentada funciona? Primeiro, é necessário que haja uma câmera para escanear o ambiente e transmitir para os aplicativos as imagens que serão combinadas com as animações virtuais.

Para isso, usa-se um software potente e um GPS. O sistema interpreta as informações obtidas e gera um objeto tridimensional que é projetado e interage com o usuário em tempo real, causando o efeito da RA com inteligência de localização.

Um dos melhores exemplos de como isso acontece são as etiquetas QR Codes — aquelas que usamos para acessar o WhatsApp Web, gerenciar inventários de estoque, registrar a presença em eventos etc.

Elas foram criadas para substituir o código de barras, que apresentava uma série de limitações como a capacidade de armazenamento de dados. As etiquetas QR (Quick Response, ou Resposta Rápida) não são nada mais do que códigos de barras bidimensionais.

QUAIS SÃO AS APLICAÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA NAS EMPRESAS?

Tudo bem, você já entendeu o que é a RA e como ela foi desenvolvida, mas ainda é difícil visualizar como ela pode ser útil na sua empresa, certo? Pois bem, veja quais são as principais aplicações no mundo dos negócios:

POSSIBILIDADE DE ORIENTAÇÃO A DISTÂNCIA

Alguns óculos que utilizam a Realidade Aumentada já estão sendo utilizados no ambiente corporativo para monitorar e orientar o trabalho à distância.

Por meio deles, é possível fazer uploads de informações como as disponíveis em manuais de instruções. Além disso, os colaboradores podem interagir com modelos 3D em tempo real.

REALIZAÇÃO DE TREINAMENTOS DE EQUIPE

A RA também permite que sejam realizados treinamentos de equipe, mesmo quando nem todos os integrantes podem estar presentes para uma reunião presencial.

Um recurso que vem sendo bastante utilizado é o das simulações de tarefas. O trabalhador é exposto a uma Realidade Aumentada na qual ele consegue executar uma função e lidar com objetos diversas vezes antes de partir para a atividade real.

MELHOR ATENDIMENTO AO CLIENTE

Também dá para proporcionar uma experiência positiva ao cliente, totalmente diferente e inovadora. Por exemplo, é possível provar roupas, experimentar maquiagens, simular viagens e testar modelos somente com o uso da RA.

POR QUE INVESTIR NA REALIDADE AUMENTADA?

Investir na Realidade Aumentada é uma estratégia capaz de alavancar seus processos, tanto de comunicação interna quanto de relacionamento com o cliente.

Como resultado, você otimiza suas vendas, enriquece seus conteúdos com informações adicionais em tempo real e, principalmente, se coloca um passo a frente da concorrência, trazendo inovação para o seu negócio.

Tudo isso proporciona uma enorme melhoria na imagem da sua marca. Afinal, não dá para negar que as empresas engajadas em tecnologia são vistas com ótimos olhos pelo novo perfil de consumidor da atualidade.

E aí, entendeu o que é a Realidade Aumentada e como você pode se beneficiar dela? Isso é o futuro batendo à sua porta! Você tem a opção de abrir e conferir de perto suas vantagens, ou de fechar e ficar para trás no mercado.

Muito interessante, não é? Agora, conte para a gente, você entende a real importância do Big Data para o marketing? Não perca tempo e acesse o conteúdo!

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