Home Notícias Artigos RCS: adeus SMS, bem-vinda mensagem multimidia

RCS: adeus SMS, bem-vinda mensagem multimidia

2213
0

O SMS, ou Short Message Service, é ainda responsável pela interação de bilhões de consumidores com marcas e empresas em todo o mundo.

O SMS, ou Short Message Service, é ainda responsável pela interação de bilhões de consumidores com marcas e empresas em todo o mundo. Mas como comentou Ann Cook, Diretora de Interatividade da broadcast ITV inglesa, no painel Digital Transformation 2.0 for the Consumer, no MWC hoje pela manha, “RCS é a TV em preto e branco. RCS é a chegada da TV a cores na conversação por mensagens no mundo das marcas”.

RCS é Rich Communication Services e, assim como o SMS, é um protocolo da indústria mobile que permite a troca de mensagens entre usuários das operadoras. Só que agora enriquecidas por videos, audio e imagens, além de uma ainda mais parruda base de captação de dados na nuvem sobre todas essas conversações. É uma plataforma de mensagens multimídia, que coloca um novo patamar de interatividade e de capacidade de engajamento muito mais poderosa a serviço do varejo, e-commerce e do marketing.

Estamos falando do “conversational commerce” ou do “conversational marketing”. Instâncias ainda jovens da interatividade digital móvel.

O RCS começa sua jornada ainda em fase de experimentação, mas tem já o apoio de um player poderoso, o Google, que busca ocupar maior espaço num ambiente em que o Facebook tem dominância com suas plataformas de Messaging e o WhatsApp.

Em verdade, o RCS fez sua estréia teórica há mais de um ano, mas neste MWC o pool de operadoras arregimentado pelo Google, entre elas Orange e Vodafone, entre outras, deu seu recado de que estão vivos e atuantes.

No evento, o Google mostrou que está forte no jogo oferecendo infra-estrutura tecnológica para suportar empresas e carriers, na busca de otimização no uso e difusão da plataforma junto aos seus bilhões de usuários no mundo.

Para isso usará toda sua base Android e sua rede de dados na nuvem, tornando-se assim num player de operação no ecossistema da indústria mobile de mensagens corporativas.

Novos capítulos no seu celular Android nos próximos meses.

Previous articleVR/AR conectadas com internet e Inteligência Artificial. Wow!
Next articleO 5G vem aí: um dia.
Pyr Marcondes é jornalista, consultor e autor. Foi repórter da revista IstoÉ, Jornal da Tarde e Playboy. Foi diretor editorial para o Grupo Meio & Mensagem desde a década de 90. Foi Sócio e Diretor de Criação na agência de publicidade Grottera & Cia. (TBWA) durante 10 anos. Foi Country Manager do portal StarMedia no Brasil. Co-fundador e CEO da Digital Strategy, consultoria pioneira em marketing e comunicação digital no País. Co-Fundador e Diretor de Marketing da FUN Generation, empresa de mobile marketing. Co-Fundador e Diretor da Superbrands Brasil (2005/2009). Consultor adjunto da BrandFinance, consultoria de marcas inglesa (2004/2005). Foi Diretor-Geral da Plataforma Proxxima, de marketing e comunicação digital do Grupo M&M. É hoje Diretor Geral da M&M Consulting, empresa de consultoria e negócios para a indústria do marketing digital. Pyr Marcondes é autor de inúmeros livros sobre história da propaganda e sobre marcas. É hoje referência na indústria digital brasileira. É palestrante, membro de conselhos e consultor.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here