Qual a importância de aplicativos de mensagens para as marcas?

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    O número de usuários com smartphones cresceu significativamente nos últimos anos, e a tendência é que exista cada vez mais engajamento por meio de tráfego mobile. Hoje, é indispensável que as empresas invistam em conteúdos digitais de qualidade para uma comunicação efetiva com os seus clientes por meio de todos os canais. Práticas online devem ser adaptadas para smartphones, já que cada vez mais usuários adquirem aparelhos e a internet móvel melhora a cada dia. E justamente essa praticidade do mobile que abriu portas para a criação de inúmeras soluções de comunicação, como por exemplo, os aplicativos de mensagens.

    Os aplicativos, são uma maneira muito simples e prática de conversar com o seu público. No cenário competitivo que temos entre as marcas, apps de mensagens oferecem uma oportunidade imperdível de aproximação com a audiência, além de cultivar o seu contato, entregar informação, envolver o cliente ou possível cliente, fornecer apoio e assistência e, consequentemente, uma boa experiência com a empresa e aumento de vendas.

    Mas é claro que nem sempre podem são a solução de comunicação para uma empresa, e é importante que você saiba onde, como e qual é a forma mais assertiva de falar com o seu tipo de público.

     

    COMO SABER, ENTÃO, SE VALE A PENA INVESTIR EM APLICATIVOS DE MENSAGENS PARA O SEU NEGÓCIO?

    Ao mesmo tempo em que acompanhamos o surgimento de várias ferramentas que permitem uma comunicação direta com o público online, entendemos também a importância de uma conversa em tempo real com os clientes. Estamos em um momento em que usuário espera ter respostas quase que imediatas para todas as suas dúvidas – principalmente quando falamos de um produto ou serviço específico.

    A internet é um ambiente extremamente competitivo para as marcas, por isso, é fundamental que uma empresa se destaque, e um dos meios para que isso seja possível é por uma comunicação de qualidade com os clientes – ou seja, responde-los no momento certo, no lugar certo e da maneira certa.

    Existem diversas possibilidades para que um cliente possa se comunicar com uma marca online – vários aplicativos de mensagens como o WhatsApp, o direct do Instagram e o chat do Facebook facilitam essa comunicação. Por isso, transformar seu relacionamento com o usuário em um diferencial competitivo é essencial, e conversas em tempo real e personalizadas para cada pessoa fazem toda a diferença.

    Atualmente mais de um bilhão de usuários ativos diariamente no WhatsApp,  e mais de 60 bilhões de mensagens enviadas por dia na rede social. Os dados são do Panorama Mobile Time, pesquisa realizada pela Opinion Box, que entrevistou mais de 2 mil brasileiros que acessam a internet e possuem smartphones. Além de descobrir um crescimento enorme do uso do WhatsApp para a comunicação entre marcas e consumidores, descobriu-se também que o Instagram está presente em 65% dos smartphones brasileiros, que a base de usuários do Messenger está diminuindo cada vez mais e a utilização do SMS está aumentando. Ou seja, o cenário é uma ótima oportunidade para que as marcas enxerguem maneiras de criar um relacionamento próximo e com rapidez com os seus clientes por meio de aplicativos e redes sociais.

    Apesar de tantas vantagens, sabemos também que existem muitos desafios em fazer esse tipo de operação nas empresas. Integrar todos os pontos de contato de uma marca requer muito mais do que apenas mensagens rápidas nas redes sociais, mas também treinamento de pessoas que lidem com a velocidade e com todos os tipos de problemas, comentários e dúvidas que surgem na internet.

    No entanto, não temos mais como fugir: o mercado está se movimentando para, cada vez mais, estar presente em todos os canais de comunicação. Portanto, se a sua empresa ainda não está investindo nesse tipo de aplicativo, é hora de prestar mais atenção neles para não ficar pra trás!

    QUAL É A POPULARIDADE DESSES SERVIÇOS NO BRASIL?

    Levando em conta o número de usuários de smartphones hoje no Brasil, a pesquisa também aponta para uma alta popularidade de serviços de mensagens móveis – sendo o Whatsapp o mais popular, com 96%, o recebimento de SMS com 87%, o Instagram com 63%, o Facebook Messenger com 62%, o envio de SMS com 57% e o Telegram com 12%.

    A frequência do uso de cada um, por outro lado, é bem variada. 91% dos respondentes disseram utilizar o Whatsapp todos os dias, enquanto 66% afirmaram o mesmo sobre o Instagram, 39% sobre o Facebook Messenger e 35% sobre o Telegram. A troca de mensagens de texto é o conteúdo mais utilizado, e o Whatsapp também é o aplicativo que possui seus usuários mais fieis (com 97%).

     O Instagram, que está sendo instalado em cada vez mais smartphones dos brasileiros, tem se aproximado do Facebook Messenger, que nos últimos meses diminuiu sua penetração de 73% para 69%.

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