Home Notícias Artigos Porque você precisa entender o que é AGILE

Porque você precisa entender o que é AGILE

2558
0

Agile é um método, uma dinâmica, uma forma de abordar e resolver problemas no mundo corporativo. Pode ser pontual e pode vir a se transformar num sistema de gestão até, se for incorporado ao dia a dia das companhias, como algumas já estão fazendo.

Resumidamente, o conceito do método Agile é que, num mundo veloz como o nosso, as tarefas que envolvem o desenvolvimento de um projeto não podem ser mais como sempre foram, ou seja, obedecendo a uma cadeia de atividades processuais longa, que muitas vezes pode demorar meses ou até anos para ser concebida, validada e colocada no mercado.

Agile, basicamente, faz como Jack, o Estripador: divide longas jornadas de descoberta de soluções em pequenos pedaços rápidos e ágeis de serem implementados e testados. São os sprints, pequenas corridas compostas de circuitos bem menores, que envolvem: ideação (junta-se as áreas que estão envolvidas nos pontos-chave daquela atividade e discute-se cenário e ideias de solução), prototipação (escolhe-se uma solução que pareça a mais indicada para trazer um resultado claro mais imediato e cria-se um protótipo dessa solução), teste e mensuração (coloca-se o protótipo em teste no mercado real, avalia-se o resultado e, se ele for aprovado, vira uma atividade efetiva da companhia, se não, volta-se ao início do processo e se desenvolve um novo protótipo).

Dependendo da fonte que você consultar a respeito do método Agile, as etapas podem variar, mas resumidamente, é o que está aí acima.

Tudo isso foi criado originalmente para o desenvolvimento de softwares, mas agora já está sendo utilizado para o desenvolvimento de todo tipo de produto ou serviço de qualquer companhia.

Hoje ainda se prioriza o uso do Agile para a solução de problemas pontuais mais críticos ou para o teste de determinado conceito ou dúvida. Mas o Agile começa já a sair dessa instância mais isolada para se disseminar verdadeiramente como uma dinâmica de gestão permanente de algumas companhias.

Para nós da indústria do marketing e da comunicação, o importante é saber que o Agile Marketing vai ser uma expressão com a qual conviveremos em breve. Ou seja, a aplicação da metodologia Agile ao marketing, pelas próprias companhias, por empresas de consultoria especializadas e, até, para aquelas que forem mais espertas, por agências de propaganda.

No gráfico/ilustração abaixo, você vê o Agile resumido no que caberia numa casca de nóz (nutshell, em inglês). Ou seja, uma visão resumida rápida do método.

Vale à pena das uma olhada e ver, comparativamente, os demais métodos processuais até hoje utilizados, e como o Agile endereça as mesmas questões com seu sistema mais, de fato, ágil, de resolver problemas.

Previous articleDicas (para consumidores e profissionais) para a Black Friday hoje
Next articleMarkeTHINKers da IBM propõe nova visão do marketing
Pyr Marcondes é jornalista, consultor e autor. Foi repórter da revista IstoÉ, Jornal da Tarde e Playboy. Foi diretor editorial para o Grupo Meio & Mensagem desde a década de 90. Foi Sócio e Diretor de Criação na agência de publicidade Grottera & Cia. (TBWA) durante 10 anos. Foi Country Manager do portal StarMedia no Brasil. Co-fundador e CEO da Digital Strategy, consultoria pioneira em marketing e comunicação digital no País. Co-Fundador e Diretor de Marketing da FUN Generation, empresa de mobile marketing. Co-Fundador e Diretor da Superbrands Brasil (2005/2009). Consultor adjunto da BrandFinance, consultoria de marcas inglesa (2004/2005). Foi Diretor-Geral da Plataforma Proxxima, de marketing e comunicação digital do Grupo M&M. É hoje Diretor Geral da M&M Consulting, empresa de consultoria e negócios para a indústria do marketing digital. Pyr Marcondes é autor de inúmeros livros sobre história da propaganda e sobre marcas. É hoje referência na indústria digital brasileira. É palestrante, membro de conselhos e consultor.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here