O supermercado do futuro, só que agora!

Por Innovation Insider | 11 novembro 2015

Nem comida de astronauta, nem superpílula, nem shake. No futuro, a solução para a alimentação de mais de 9 bilhões de pessoas será mesmo a cooperação mundial entre as nações e o intercâmbio do que cada país tem de melhor. Esta foi a tônica da EXPO MILANO 2015: durante 6 meses, estiveram reunidos 146 países, ONU e diversas organizações oficiais e não governamentais, demonstrando suas inteligências pela alimentação sustentável.

 

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Árvore do futuro. “Feeding the Planet: feel the energy”.

 

O desafio é grande: até 2050, a produção de alimentos terá que crescer 70% usando os mesmos recursos naturais de que dispomos hoje, ou menos. De um lado, 800 milhões de famintos. De outro, desperdício anual de mais de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos e 3 milhões de mortes ligadas aos efeitos da superalimentação.

O descompasso exige novas tecnologias. Algumas delas foram apresentadas no The Future Food Disctrict. Distribuído em 2.500 metros quadrados, o espaço foi concebido pelo escritório de design Carlo Ratti Associati, em parceria com o MIT – Massachussets Institute of Technology, ABB Robotics, DataViz e a Coop – Cooperativa dos Produtores Italianos.

 

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Entre na máquina do tempo e boas compras!

Nova ambientação visa consumo consciente. As telas de informação serão muitas!

 

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Big Data para comprar e vender

A jornada do consumidor passa por um dashboard dinâmico, gôndolas interativas, realidade aumentada, QR codes e auto checkouts. Os dados rankeiam as vendas e reposição em tempo real.

 

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Gôndola interativa

Procedência, modo de produção, composição nutricional, caráter alergênico, possibilidades de harmonização, preparo etc. E o cliente ainda pode compartilhar a sua lista de compras.

 

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Servimos roboticamente, para servir sempre

Robô YuMi, (You and Me ou você e eu, em português), faz o atendimento ao cliente.

 

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Baratas e insetos: Visitem a nossa cozinha.

São 1900 espécies de insetos próprias para o consumo (FAO) e muitas já integram a alimentação de dois bilhões de habitantes, até em versões gourmet.

 

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Embalagem High Tech: Só falta falar.

Packs feitos em poliéster economizam energia e espaço: carnes fora da geladeira por até 6 horas.

 

polvo

Selo inteligente avisa quando o alimento perde propriedades.

 

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Protótipo mostra itens de um mesmo produto embalados separadamente por data de validade.

 

 

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Material PDV: Coisa de cinema

Telas de alta resolução em todos os setores aposentarão o papel definitivamente.

 

 

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Imprimimos seu alimento na hora

Impressão de alimentos 3D diminuirá estoque e reduzirá custos de produção e logística.

 

 

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Cultivo aéreo e flutuante

70% de toda a água que consumimos vai para a agricultura – o maior impacto junto ao meio ambiente. A pérgola da área de descanso é um exemplo de técnica de cultivo mais racional.

 

O cliente continuará sendo o rei, mas não reinará sozinho.

O supermercado do futuro preza pela satisfação em toda a cadeia, numa relação justa, sem espaço para o modelo de negócios algoz no varejo.

 

Uma nova geopolítica em nome da sobrevivência

O fim da fome só será possível pela simbiose entre reinvenção e tradição, riqueza e pobreza, passado e futuro, homem e natureza, tolerância e diversidade. Até lá o mundo terá que se organizar de maneira mais orgânica, interdependente, entre tudo e todos que nos cercam. Este é o maior desafio do século XXI.

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