O novo CMO tem medo das tecnologias disruptivas

Por Innovation Insider | 10 março 2016

O estudo “Redefinindo Mercados”, realizado pela IBM, mostra que dois terços dos CMOs globais acreditam que o grande desafio de negócios que enfrentam atualmente é a convergência industrial – tecnologias disruptivas quebrando barreiras que existiram entre indústrias anteriormente distintas e desconexas. Como resultado, o estudo constata que 63% dos CMOs estão priorizando seus investimentos para que clientes tenham experiências mais profundas e relevantes neste ano.

O relatório fez um levantamento com 723 CMOs ao redor do mundo em 18 indústrias. Como parte deste estudo, a IBM identificou dois subgrupos distintos de CMOs: Desbravadores, vindos de empresas com fortes registros financeiros e reputações igualmente fortes, e Seguidores do Mercado, vindos de negócios menos sucedidos financeiramente e com perfis de mercado inferiores. As diferenças entre os dois grupos foram distintas em:

Os CMOs Desbravadores sentem que seu progresso em gerenciar a explosão de dados foi bem mais eficiente – 47% contra os 27% dos Seguidores de Mercado.

Além disso, 82% dos Desbravadores estão mais focado em mapear a jornada do consumidor – contra 65% dos Seguidores de Mercado.

Para finalizar, esses Desbravadores tendem a experimentar modelos de negócios mais abertos e colaborativos que os ajudam a alcançar maior público e consequentemente produzir valor coletivamente.

Os executivos entrevistados identificaram as quatro principais prioridades de 2016:

Aumentar o nível de interação: CMOs consideram a criação de experiências direcionadas aos clientes como sua prioridade. Três quartos dos Desbravadores utilizam marketing experimental e de eventos mais frequentemente do que o grupo de Seguidores de Mercado.

Adotar a “Ruptura Criativa”: 67% dos CMOs adotam mudanças na direção dos negócios de acordo com as transformações tecnológicas. Aqueles de organizações líderes são mais suscetíveis à adoção da “ruptura criativa” e a construírem modelos de negócios mais abertos e colaborativos para impulsionar efetivamente a inovação.

Introduzir conhecimentos centrados em dados em toda decisão de marketing: Apesar dos grandes avanços na análise de dados feitos por CMOs, 60% deles se prepararam para trazer mais conhecimentos em campanhas de marketing nos próximos 3 a 5 anos.

Aumentar a perspicácia digital: 79% dos CMOs planejam contratar funcionários com habilidades digitais para aperfeiçoar a alfabetização digital das funções de marketing. A maioria deles procura recursos fora de seus próprios negócios – três quartos (74%) dos

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