Netflix testa loja com realidade virtual

Por Pyr Marcondes | 30 maio 2016

Aparentemente nostálgica em relação aos tempos em que a cadeia de aluguel de vídeos Blockbuster reinava soberana, a empresa que quebrou esse modelo de negócios, Netflix, acaba de lançar um experimento de loja com recursos de realidade virtual em que os usuários poderão alugar seus vídeos como faziam no mundo físico antigamente, só que agora no mundo digital.

A novidade, batizada de The Netflix Zone, foi anunciada em evento mundial da companhia e está baseada numa solução tecnológica da HTC chamada Vive, que implica no uso de óculos de realidade virtual da empresa.

No novo ambiente virtual, o acervo de vídeos da Netflix está disposto em prateleiras, que podem incluir até uma personalizada para as preferências de cada usuário.

Títulos mais procurados como Orange is the New Black e House of Cards estão colocados em destaque na loja como se fossem as antigas fitas cassettes de VHS.

Quando o usuário escolhe um título e clica nele para olhar, o ambiente da loja se transforma e se remete a uma aparência ligada ao tema do conteúdo selecionado, propiciando uma ambiência só possível no mundo digital.

Não é a primeira vez que Netflix namora com o mundo da VR. Em setembro do ano passado, lançou outro experimento, esse baseado no Oculus Rift, em que uma sala de estar virtual era o ambiente para que os usuários se acomodassem confortavelmente para assistir seus programas e filmes prediletos.

A companhia não espera fazer desse tipo de solução uma linha de negócios. Usa-as como peças de marketing e engajamento, que associam a marca a aspectos cool e de uma simpática nostalgia da indústria que veio para substituir.

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