Inteligência Artificial brasileira é reconhecida no maior prêmio de criatividade do mundo

Por Innovation Insider | 25 junho 2018

Desenvolvido pela consultoria de inovação Nexo, projeto “Ricky Brasil” conquistou Leão de Ouro no Festival de Cannes ao mostrar o perfil do corrupto brasileiro

 

O Cannes Lions, maior e mais importante festival de criatividade do mundo, reconheceu nesta semana um projeto brasileiro inovador, que usa a inteligência artificial para criar o perfil do corrupto brasileiro. Ao premiar “Ricky Brasil” com um troféu de ouro e outro de bronze em Digital Craft, o evento joga luz no potencial de execução tecnológica do país, indicando que empresas de inovação brasileiras começam a despontar no cenário mundial em meio a 4ª revolução industrial (a era das tecnologias disruptivas, como machine learning, bockchain, realidade virtual e aumentada, além de inteligência artificial). Isso porquê a categoria em questão agracia projetos com forma e função excepcionais, em um contexto digital, ou seja, reconhece somente aqueles com design impecável, execução magistral e excelente experiência do usuário criada para todos os ambientes digitais.

 

Com o objetivo de criar o perfil do corrupto brasileiro, “Ricky Brasil” foi idealizado pela agência Ogilvy, para a revista Forbes. O desenvolvimento e a execução tecnológica ficaram à cargo da consultoria de inovação e tecnologia Nexo, dos sócios Diego Figueredo e Luiz Carvalho.

 

O projeto utiliza Inteligência Artificial para processar um grande banco de dados baseado em entrevistas, reportagens e depoimentos de alguns dos principais condenados nas operações Mensalão e Lava Jato. Todo esse material – reportagens da imprensa brasileira, depoimentos, entrevistas, obras literárias – foi colocado no sistema e, com o cruzamento do conteúdo, a ferramenta pôde, portanto, apontar o que seria a “cara” da corrupção brasileira. Além do rosto, com todos os traços físicos, a solução conseguiu ir além e apontar características de personalidade desse homem, que chamamos de Sr. Ricky Brasil – anagrama de Rica Corrupção do Brasil.

 

Dessa forma, é possível conversar com o empresário. Um assistente virtual entende e localiza a melhor resposta para as perguntas que são direcionadas para ele, enquanto uma biblioteca de sintetização de voz reproduz o áudio das respostas em tempo real. Ao todo, foram 8 meses de trabalho da Nexo, envolvendo desenho de arquitetura, pesquisa, escolha das ferramentas tecnológicas e treinamento da inteligência artificial.

 

Confira o vídeo case:

Especializada no desenvolvimento de soluções cognitivas para a transformação dos negócios, a Nexo é atualmente considerada uma das principais parceiras no Brasil da IBM e da Ingram. Faz parte de seus pilares de trabalho tecnologias como inteligência artificial, blockchain, internet of things (IoT) e machine learning. Com cases nos segmentos de turismo, marketing, finanças e logística, entre outros, as ferramentas arquitetam as melhores soluções alinhadas com as estratégias de seus clientes. Além de “Ricky Brasil”, a consultoria também tem em seu portfólio projetos para Tribunal de Justiça de São Paulo, Brastemp, Volkswagen e agências Act10n e Jüssi, além de anunciar recentemente joint venture com a Ogilvy Brasil e, em seguida, com a Bullet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

White Paper relacionado


Marketing

Dez dicas de Agile Marketing: equipes prontas para tudo sempre

Veja como tornar sua equipe de marketing num time de alta performance segundo os conceitos de Agile Management.  10 tips to becaming an agile marketing team (429 downloads)

Artigos Relacionados