IBM CONNECT 2017 | PINK E O NOVO CONCEITO DE SOFTWARE

Por Juliano Araujo | 23 fevereiro 2017

Segundo dia de IBM Connect. Esse foi o momento de aprofundar alguns pontos anunciados no primeiro dia. Tivemos a apresentação de dois casos de sucesso do Brasil: Embraer e Secretaria do Meio Ambiente de Minas Gerais (Semad). Também foi dia de Pink Wednesday!

A Embraer criou um projeto incrível para aproximar pessoas das diversas áreas e países da organização. Utilizando a plataforma do IBM Connections e um projeto que reuniu Comunicação, RH e TI, a Embraer criou o BLUE, sua rede social corporativa. O projeto está ajudando a descentralizar a informação dentro da companhia, com áreas e pessoas participando no processo de compartilhar conhecimento através de comunidades, wikis, fóruns e blogs. Os funcionários são estimulados a usar tags e alimentar seus perfis com os conhecimentos que possuem, facilitando que outras pessoas encontrem experts em cada área. Os novos projetos também são beneficiados, pois com o BLUE fica mais fácil conectar pessoas que podem trabalhar juntas e compartilhar skills mesmo que estejam em países diferentes. Após seis meses da implementação, a plataforma social da Embraer já tem mais de 15 mil colaboradores acessando informações e 770 comunidades compartilhando conhecimento e aproximando todos na empresa.

Também tivemos a apresentação da SEMAD. Nesse caso, o início do uso da rede social corporativa ocorreu por conta do rompimento da barragem de Mariana, em 2015. A Semad precisava, em caráter emergencial, de uma plataforma confiável para troca de informações e dados para monitoramento de todo o meio ambiente após o desastre de Mariana. Utilizou o IBM Connections para centralizar fotos e também colaborar desde diversas localidades em um local único, que todos os envolvidos pudessem acessar. O uso da plataforma social foi tão bem recebido nessa situação que a organização decidiu expandi-lo para os demais departamentos e hoje a Semad tem todas as suas áreas conectadas.

Por fim, o segundo dia do Connect foi também o da Pink Wednesday! Um dia dedicado a detalhar a nova estratégia da IBM, chamada Connections Pink. Calma… Não é uma nova versão da plataforma social. Aliás, o Pink não é um destino, mas sim um caminho. Explico: a partir do Connections 6.0, que foi lançado ontem, a IBM definiu que essa versão será a base de uma jornada (pink) na direção de uma plataforma 100% composta de APIs e construída em cima de aplicações de código aberto. O Pink é certamente a maior mudança de conceitos do Connections e também da maneira como a IBM desenvolve software. Durante os próximos meses, cada componente do Connections será redesenhado com base em novos códigos e disponibilizado de forma totalmente transparente no Connections 6.0 e em sua versão on cloud. A troca dos componentes não afetará informações históricas, nem funcionamento, nem customizações. Será totalmente transparente. O Pink utiliza tecnologias mais recentes e abertas disponíveis no mercado, como Swift, React.js, MongoDB e Docker, para torná-lo extremamente leve e maleável. Será muito mais fácil desenhar qualquer integração na plataforma e utilizar APIs ou microservices que facilitam o uso e irão revolucionar a utilização e as capacidades do Connections.

Tudo isso é muito novo e foi anunciado ontem. Vamos falar muito sobre isso ao longo do ano e, principalmente, sobre como sua empresa e developers podem participar.

Continue acompanhando nossas novidades no LinkedIn e no Facebook da IBM com as hashtags #IBMConnect e #IBMConnectBR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

White Paper relacionado


Marketing

Otimize a jornada do seu consumidor

Você precisa não só acompanhar seu consumidor online. Precisa oferecer o que ele quer, quando ele quer e onde ele quer.  Otimize a jornada do seu consumidor (292 downloads)

Artigos Relacionados