Home Notícias Artigos IBM CONNECT 2017 | PINK E O NOVO CONCEITO DE SOFTWARE

IBM CONNECT 2017 | PINK E O NOVO CONCEITO DE SOFTWARE

366
0

https://youtu.be/38j1WL-l7Xs

Segundo dia de IBM Connect. Esse foi o momento de aprofundar alguns pontos anunciados no primeiro dia. Tivemos a apresentação de dois casos de sucesso do Brasil: Embraer e Secretaria do Meio Ambiente de Minas Gerais (Semad). Também foi dia de Pink Wednesday!

A Embraer criou um projeto incrível para aproximar pessoas das diversas áreas e países da organização. Utilizando a plataforma do IBM Connections e um projeto que reuniu Comunicação, RH e TI, a Embraer criou o BLUE, sua rede social corporativa. O projeto está ajudando a descentralizar a informação dentro da companhia, com áreas e pessoas participando no processo de compartilhar conhecimento através de comunidades, wikis, fóruns e blogs. Os funcionários são estimulados a usar tags e alimentar seus perfis com os conhecimentos que possuem, facilitando que outras pessoas encontrem experts em cada área. Os novos projetos também são beneficiados, pois com o BLUE fica mais fácil conectar pessoas que podem trabalhar juntas e compartilhar skills mesmo que estejam em países diferentes. Após seis meses da implementação, a plataforma social da Embraer já tem mais de 15 mil colaboradores acessando informações e 770 comunidades compartilhando conhecimento e aproximando todos na empresa.

Também tivemos a apresentação da SEMAD. Nesse caso, o início do uso da rede social corporativa ocorreu por conta do rompimento da barragem de Mariana, em 2015. A Semad precisava, em caráter emergencial, de uma plataforma confiável para troca de informações e dados para monitoramento de todo o meio ambiente após o desastre de Mariana. Utilizou o IBM Connections para centralizar fotos e também colaborar desde diversas localidades em um local único, que todos os envolvidos pudessem acessar. O uso da plataforma social foi tão bem recebido nessa situação que a organização decidiu expandi-lo para os demais departamentos e hoje a Semad tem todas as suas áreas conectadas.

Por fim, o segundo dia do Connect foi também o da Pink Wednesday! Um dia dedicado a detalhar a nova estratégia da IBM, chamada Connections Pink. Calma… Não é uma nova versão da plataforma social. Aliás, o Pink não é um destino, mas sim um caminho. Explico: a partir do Connections 6.0, que foi lançado ontem, a IBM definiu que essa versão será a base de uma jornada (pink) na direção de uma plataforma 100% composta de APIs e construída em cima de aplicações de código aberto. O Pink é certamente a maior mudança de conceitos do Connections e também da maneira como a IBM desenvolve software. Durante os próximos meses, cada componente do Connections será redesenhado com base em novos códigos e disponibilizado de forma totalmente transparente no Connections 6.0 e em sua versão on cloud. A troca dos componentes não afetará informações históricas, nem funcionamento, nem customizações. Será totalmente transparente. O Pink utiliza tecnologias mais recentes e abertas disponíveis no mercado, como Swift, React.js, MongoDB e Docker, para torná-lo extremamente leve e maleável. Será muito mais fácil desenhar qualquer integração na plataforma e utilizar APIs ou microservices que facilitam o uso e irão revolucionar a utilização e as capacidades do Connections.

Tudo isso é muito novo e foi anunciado ontem. Vamos falar muito sobre isso ao longo do ano e, principalmente, sobre como sua empresa e developers podem participar.

Continue acompanhando nossas novidades no LinkedIn e no Facebook da IBM com as hashtags #IBMConnect e #IBMConnectBR.

Previous articleIBM Connect 2017 | Conectar e Focar
Next articleGUIA DEFINITIVO DE MARKETING DIGITAL
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec euismod augue vitae mi pharetra fermentum. Vivamus aliquam pulvinar ultricies. Praesent quis condimentum sem. Duis condimentum erat ut urna porta, id luctus augue viverra. Nullam quam diam, rhoncus nec imperdiet ac, pulvinar id lectus. Suspendisse id accumsan est, sed ultrices urna. Vestibulum sed dictum augue. Nulla facilisi. Ut posuere convallis nisi, non bibendum ligula condimentum ac. Mauris vitae orci ut nisi dapibus vulputate. Maecenas nibh mi, cursus ultrices gravida nec, maximus quis justo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here