A compra da Whole Foods pela Amazon pela pechincha de US $ 13,7 bilhões deverá se tornar oficial hoje.
A Amazon tornou pública semana passada sua estratégia de tornar os preços da maior cadeia de lojas físicas de produtos naturais do mundo mais baratos, colocando a competitividade do setor nas alturas.
Se eu tivesse uma cadeia de supermercados (seja on, seja off-line) nos EUA hoje, andaria feito sonâmbulo pelas ruas da cidade, perguntando-me filosoficamente: wtf devo fazer agora?
Bom, é de se esperar que a Amazon comece a estender para as lojas físicas da Whole Foods a experiência de suas próprias lojas físicas, que são hoje o estado da arte em termos de integração da experiência on e off no varejo. Você entra, compra e vai embora sem passar por checkout algum. Tudo é computado via suas conexões digitais móveis e seus dados pessoais já armazenados na nuvem dos servidores Amazon.
Nos meus pensamentos de dono de supermercado, certamente estaria concluindo desesperado:
“Ferrô! Minha tecnologia não é nada perto disso daí!”.
Ferrô mesmo. Nenhuma outra rede tem, nem de longe, tecnologia para competir com a Amazon.
É de se esperar que não só a experiência física nas lojas Whole Foods melhore sensivelmente, como também a experiência online, pelos mesmos motivos: a Amazon é a melhor experiência online de compras do mundo. Faz tempo. E suas iniciativas pioneiras de deliver, como o AmazonFresh, PrimeNow e Prime Pantry, que usam até drones para entregar as mercadorias, estarão agora a serviço também da Whole Foods.
O principal concorrente dessa nova gigante do varejo nascida das entranhas da fusão Amazon/Whole Foods, o Walmart, percebeu que sua estratégia obsoleta que antes separava on e off-line em duas operações não faz mais o menor sentido e integrou tudo numa coisa só. O motivo é simples: ELAS SÂO UMA COISA SÓ PARA O CONSUMIDOR!
Para um segmento ainda inegavelmente relevante na pirâmide de consumo de bens de primeira necessidade e de uso massivo, os package goods, ou seja, para o público de meia idade pra cima, que ainda faz questão de ir a sua mercearia de conveniência da esquina e comprar seus produtos físicos como sempre fizeram, todas essas novas integrações tecnológicas não deverão ter (ainda) grande efeito.
No entanto, para as gerações de 35 anos para baixo, e todas aquelas que virão daqui para a frente, a compra integrada on/off será a única hipótese cabível e aí a oferta de alta excelência em termos de experiência integrada da Amazon/Whole Foods é matadora.
Durma-se com um barulho desses.
Meu personagem, o tal dono de supermercado aqui idealizado, definitivamente, perdeu seu sono.