DMEXCO 1

Por Innovation Insider | 13 setembro 2017

Abrem hoje os trabalhos do Dmexco 2017, que termina amanhã aqui na cidade de Colonia, na Alemanha, para onde vieram mais de 50 mil participantes e 1050 expositores.

Dmexco não é como o SXSW, um evento de ciência e tecnologia; nem Cannes, um evento de criatividade na comunicação e no marketing; nem o Mobile World Congress, um evento de conectividade e telecom; nem o MIXX, um evento de mídia e comunicação digital. Dmexco é único em sua proposta de economia a marketing digital, para um público igualmente único, vindo de mais de 100 países do mundo (prioritariamente europeus).

Dmexco é o acrônimo de Digital Marketing Exposition and Conference, com a palavra “exposition” vindo antes de “conference”. E que a tagline que assina o conceito do evento é … “Pure Business”.

Isso define o Dmexco, certamente o maior evento sob o tema de marketing digital do mundo. Negócios é a palavra mágica. É uma feira de network, geração de leads e … encontros para acertos comerciais.

Este ano, o tema central foi “Lightening the Age of Transformation”, algo pretencioso porque não é nada fácil iluminar esta confusa e caótica Era da Transformação, mas foi para debate-lo que passaram por aqui Marc Prichard (P&G), Martin Sorrel (WPP), Sharyl Sandberg (Facebook), Jack Dorsey (Twitter), Bob Greenberg (RG/A), que dispensam apresentação, mas que dividiram os quatro grandes palcos do Dmexco também com CMOs e CEOs de empresas como Unilever, J&J, L´Oréal, Shiseido, Ikea, Samsung, McDonald´s, Philips, BMW, IBM, Salesforce, SAP, Accenture, Microsoft, Adobe (patrocinadora geral do evento), Google, Pinterest, Snapchat, entre dezenas de outras.

Em paralelo a essas grandes apresentações (keynotes), ocorrem anualmente no evento centenas de outras, para plateias de 30 a 100 pessoas, em que as empresas previamente inscritas apresentam aos interessados seus produtos e soluções digitais. São palestras de venda explícita, as quais a audiência assiste porque foi ali para, de fato, entender e, quem sabe, comprar o que acabou de conhecer.

Mas não se engane, as novas experiências que estão tansformando nossa vida e nossos negócios no âmbito digital estiveram todas aqui. Carros conectados? Estiveram aqui. Cozinhas como plataformas de interação e conteúdo? Estiveram aqui. A indústria do turismo liderando as experiências com Realidade Aumentada e Realidade Virtual? Idem.

Um dos quatro grandes auditórios do evento, o Experience Hall, bem como um espaço de exposição especificamente destinado a esse tipo de avanço tecnológico, o World of Experiences, foram concebidos para nos atualizar sobre todas as conquistas que já hoje transformam o mundo em que vivemos (como bem define o nome do espaço) num grande parque de diversões de experiências digitais de todas as naturezas.

Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Robótica, os avanços das tecnologias cognitivas (voice & face recognition, etc.), AR/VR, geolocalização e location based marketing, beacons, plataformas mobile para conteúdos conectados, etc., trazidas pelas empresas líderes desses setores internacionalmente estiveram no World of Experiences.

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