Dica valiosa para CMOs: cuidado com o funil de conversão!

Por Pyr Marcondes | 29 agosto 2017

Não é uma dica usual. Aliás, ela é bem fora da caixa e exatamente por isso pode fazer a diferença: cuidado com o funil de conversão.

Pelo menos, não aposte todas as suas fichas nele.

É, sem dúvida, uma dica radical num mundo e num momento em que todos falam que para otimizar a conversão, é fundamental acompanhar a jornada do consumidor e ir criando um funil pelo qual ele trafega, até que ele, finalmente, compre ou contrate algo.

Funciona em muitos casos e alguns indicadores das técnicas do chamado inbound marketing são de fato tentadoras.

Mas pense o seguinte: a jornada real do consumidor raramente é um funil, confere? Ela é errática. Está mais para um labirinto doido e meio sem nexo num primeiro olhar.

Entender essa complexidade (que está longe de ser algo trivial) é que vai fazer a diferença em seu marketing digital.

Para isso você precisa de dados não só de perfil e comportamento de consumo, mas também insights sobre preferências cruzadas, por exemplo. Somos seres complexos que gostamos, ao mesmo tempo, de praticar esporte e ouvir pagode, entende? Tecnologias que entreguem essa complexidade enriquecem suas decisões. Análises de BI que contemplem a sofisticação real de gente de verdade podem fazer enorme diferença.

Somos também influenciados por um sem número de fatores internos e externos. Desde nossa família e amigos a toda complexa malha de influências das redes sociais e de conteúdos dispersos na internet.

Uma vez mais, é da confluência de toda essa cadeia de informações que será composto um verdadeiramente eficaz dashboard de decisões de investimentos em marketing.

Os conteúdos e migalhinhas de pão que vão sendo jogados pelo caminho na construção do funil de conversão podem ser extremamente enriquecidos e cada touch point deve ser analisado de forma mais e mais personalizada.

Não se engane: é enrolado mesmo. É difícil mesmo. E exatamente por isso buscar mais e mais variáveis é indispensável.

Se há um funil de decisão do consumidor, há também um funil de decisão do gestor de marketing. Coloque todas as variáveis na mesa e só então arrisque seus centavos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

White Paper relacionado


Marketing

Análise de mídia social: como transformar insights em informações estratégicas

Artigos Relacionados