Colunistas


Andrea Nery

Andrea Nery é Executiva de Desenvolvimento de Negócios para a unidade de Analytics na IBM. Com experiência de 15 anos nas áreas de Marketing & Estratégia no segmento de Tecnologia da Infornação, é graduada em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Alvares Penteado, pós graduada em Gestão de Negócios e Operações pelo Insper, e realizou curso de extensão em Finanças para profissionais de Marketing pela Duke Corporate Education.

Twitter Artigos

Carlos Siqueira

Carlos Siqueira é graduado em administração de empresas e pós-graduado em marketing pela ESPM. Sua principal área de estudo é comportamento de compra e consumo. Atua há mais de 20 anos na área de tecnologia, sendo os últimos 10 anos voltados para o segmento de varejo. Atualmente é responsável por desenvolvimento de negócios para o segmento de varejo, com foco na transformação digital e como os varejistas podem melhor usufruir dos avanços tecnológicos, tanto no mundo físico como digital.

Twitter Artigos

Claudio Pinhanez

Claudio Pinhanez é pesquisador, professor e inovador. Lidera hoje o grupo de pesquisa em Analítica de Redes Sociais do laboratório da IBM Research no Brasil. É pesquisador da IBM Research desde 1999, trabalhando nas áreas de análise de redes sociais, ciência e design de serviços, computação ubíqua, e interfaces humano-computacionais. Claudio obteve seu PhD. em 1999 no Media Laboratory do MIT, e foi pesquisador visitante no ATR-MIC (Japão) em 1996 e no Sony Computer Science Laboratory (Japão) em 1998. Foi também professor do departamento de Ciência de Computação da USP de 1987 a 1993.

Twitter Artigos

Daniel de Sousa

Profissional de marketing digitaI formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com especialidade em Marketing Digital pela ESPM e pós-graduado pelo Instituto Insper. Já atuou em empresas como Citrix, Agility Networks e Pitney Bowes. Atualmente é responsável pela estratégia e execução das campanhas digitais da unidade de Cloud na IBM.

Twitter Artigos

Daniela Nudel Freund

Daniela Nudel Freund é graduada em Marketing pela ESPM-SP e pós graduada em Administração e Gestão de Pessoas pela FGV-SP. Tem 12 anos de experiência em Marketing e Estratégia, sendo 9 deles no segmento de Tecnologia da Informação.

Linkedin Artigos

Eduardo da Camara

Eduardo da Câmara é graduado em Marketing pela ESAMC, com especialização em Marketing & Sales pela Sterling College (Austrália) e pós graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela ESAMC. Com 10 anos de experiência na indústria de tecnologia (Liderança de Delivery, Vendas, Gerência Canais e Marketing), hoje é o responsável pela gerência de Marketing Estratégico de Cloud IBM.

Twitter Artigos

Fabio Cossini

Fabio Cossini é Mestre em Engenharia de Software pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e possui um MBA em Estratégia pela Universidade de Minnesota (EUA). É Enterprise Architect certificado pelo The Open Group e atua na definição de soluções de Internet das Coisas (IoT) na IBM para o Brasil e América Latina. Especialista em soluções para carros conectados, empresas de varejo e Indústria 4.0, ultimamente tem pesquisado novas tecnologias para acelerar a inovação em IoT. É fã de Node.js!

Twitter Artigos

Fabio Rua

Fábio Rua é Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM América Latina. Graduado em Relações Internacionais (FAAP), possui pós-graduação em Diplomacia Econômica (UNICAMP) e mestrado em Gestão de Negócios Internacionais (FGV/RJ).

Twitter Artigos

Henrique von Atzingen

Henrique von Atzingen é formado como técnico em Informática pelo CEFET-MG, administrador pela UFMG, pós-graduado em Marketing pelas Fundação Getulio Vargas e Fundação Dom Cabral, e possui curso de formação executiva da IBM em Boston com professores de Harvard. Atua há mais de 18 anos no mercado de TI no Brasil. Liderou equipes de vendas regionais e nacionais. Na IBM foi executivo Brasil da Unidade de Servidores e Infraestrutura, hoje é Head de Mobilidade na companhia, onde é responsável pela parceria entre IBM e Apple no Brasil. Além disso faz mentoria de startups como trabalho voluntário sendo membro do Board of Advisors da Ideation Brasil.

Twitter Artigos

Jose Luis Spagnuolo

Spagnuolo possui mais de 30 anos de experiência em Tecnologia da Informação e Negócios. Há 23 anos trabalha na IBM Brasil. Atualmente, é responsável pelo desenvolvimento e implementação dos Negócios em Computação em Nuvem, Analytics, Mobile, Social e Security na companhia. Sua trajetória iniciou-se no Centro Educacional da IBM Bélgica como provedor de suporte aos produtos de Inteligência Artificial para Europa. Liderou a implementação das ofertas de e-Business/e-Commerce da IBM Brasil na década de 90. Se especializou na indústria financeira e atuou, pela IBM, como Advisor Técnico e Arquiteto de Soluções para um grande grupo financeiro por 7 anos. É membro da Academia de Tecnologia da IBM e fundador da sua filial no Brasil. Em 2011, foi nomeado Distinguished Engineer.

Linkedin Artigos

Juliano Araujo

Responsável pelo Marketing da unidade de Social Business da IBM Brasil.

Twitter Artigos

Ligia Zotini Mazurkiewicz

Ligia Zotini Mazurkiewicz é Líder de Marketing para Unidade de Security LA da IBM, Professora de Negócios Internacionais, Viajante Global nas Horas Vagas. Atua na área de Tecnologia por mais de 10 anos, e leciona por mais de 20 anos, mestre pela PUC -SP e pela Wuhan University of China. Seu maior objetivo e fazer pontes entre teorias e práticas, com o objetivo de traduzir algumas tendências futuras com mais acertividade. Já viveu na India e em NY liderando projetos globais pela IBM.

Twitter Artigos

Mauro D Angelo

Diretor de Estratégia e Soluções de Industria, coordenando a definição da estratégia de negócios da IBM no Brasil e ajudando empresas dos diversos segmentos de mercado em sua transformação digital e em sua evolução rumo a era cognitiva. Atuei anteriormente como Diretor de Digital Sales, Diretor de Marketing e Diretor de Estratégia e Novos Negócios na IBM Brasil e América Latina. Engenheiro eletrônico formado pela Poli, com MBA pela FEA USP.

Twitter Artigos

Mauro Segura

Mauro Segura é executivo de marketing e comunicação, com formação em marketing, engenharia e análise de sistemas. Nos últimos anos se especializou na implementação das mídias sociais e no uso do marketing analítico nas empresas. É blogueiro ativo, com blog próprio "A Quinta Onda" e colaborador de vários blogs, como Meio&Mensagem e Brasil Post, onde escreve sobre comportamento, marketing e comunicação na era da sociedade digital. É apaixonado por tecnologia e mídias sociais, porém é jardineiro, fotógrafo e cozinheiro nos finais de semana.

Twitter Artigos

Natalia Pisani

Natalia é graduada em Propaganda e Marketing pela ESPM-SP e pós-graduada em Administração pela FGV-SP. Tem mais de 13 anos de experiência em marketing e canais digitais, tendo atuado nos últimos 4 anos como consultora de experiência do cliente em diferentes indústrias, como varejo, seguros e financeira (bancos). Atualmente, é gerente de Marketing na IBM.

Linkedin Artigos

Pyr Marcondes

Pyr Marcondes é jornalista, consultor e autor. Foi repórter da revista IstoÉ, Jornal da Tarde e Playboy. Foi diretor editorial para o Grupo Meio & Mensagem desde a década de 90. Foi Sócio e Diretor de Criação na agência de publicidade Grottera & Cia. (TBWA) durante 10 anos. Foi Country Manager do portal StarMedia no Brasil. Co-fundador e CEO da Digital Strategy, consultoria pioneira em marketing e comunicação digital no País. Co-Fundador e Diretor de Marketing da FUN Generation, empresa de mobile marketing. Co-Fundador e Diretor da Superbrands Brasil (2005/2009). Consultor adjunto da BrandFinance, consultoria de marcas inglesa (2004/2005). Foi Diretor-Geral da Plataforma Proxxima, de marketing e comunicação digital do Grupo M&M. É hoje Diretor Geral da M&M Consulting, empresa de consultoria e negócios para a indústria do marketing digital. Pyr Marcondes é autor de inúmeros livros sobre história da propaganda e sobre marcas. É hoje referência na indústria digital brasileira. É palestrante, membro de conselhos e consultor.

Twitter Artigos

Ricardo Kubo

Ricardo Kubo atua como Technical Advisor para os principais clientes da IBM nas indústrias de varejo e bens de consumo. Tem experiência em start-up digitais, consultoria de negócio passando por grandes fusões de empresas e mescla a visão de cliente como CIO. Tem como áreas de interesse a de experiência do consumidor e transformação digital. Formado em engenharia da computação pela Unicamp, MBA em Marketing pela ESPM e MBA em Estratégia de Varejo pela FIA.

Twitter Artigos

Rodrigo Giaffredo

Rodrigo Giaffredo é coach de Design Thinking, Storytelling e Agile no time de CIO Services da América Latina. É administrador de empresas pós-graduado em Finanças e Mercado Financeiro Brasileiro pela FGV-SP. Consultor Expert de Estratégia certificado pela IBM, especializou-se em moral contemporânea na Yale University. Entusiasta de Design Thinking e Storytelling desde 2006, acredita que "empatia e consenso são qualidades-chave de times ágeis".

Twitter Artigos

Thiago Rotta

Thiago Rotta é Arquiteto de Soluções Watson e Master Inventor, com múltiplas publicações de patentes pela IBM nas áreas de inteligência artificial, automação, semicondutores & circuitos lógicos, business intelligence e smarter cities. Formado em Engenharia de Computação pela PUC Campinas, Thiago possui mais de 10 anos de experiência em tecnologia e é responsável pela liderança técnica durante a venda de uma solução cognitiva para clientes de diferentes indústrias.

Twitter Artigos

Tiago Bueno

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com especialização em Marketing pelo Institut de Gestion de Rennes, na França, Tiago tem mais de 10 anos de experiência em marketing e trabalha com marketing digital desde 2008. Atualmente é responsável, na IBM, pela relação com clientes e parceiros de marketing digital.

Twitter Artigos

Vanessa Pugliese

Vanessa Pugliese é graduada em Marketing pela ESPM-SP, pós graduada em Marketing de Serviços pela FAAP e possui especialização em Gestão de Produtos e Serviços pela FGV-SP. Tem 10 anos de experiência em Marketing e Comunicação, sendo 8 deles no segmento de TI, nos quais foi responsável pela implementação da estratégia de marketing para serviços tais como Cloud Computing e Outsourcing. Atualmente é Gerente de Marketing na IBM responsável pela atuação regional da companhia.

Twitter Artigos