Cidades Inteligentes tem a ver com Marketing? Opa! Tem e muito!

Por Pyr Marcondes | 27 março 2018

Quando, em dois ou três anos, o 5G começar a entrar em nossas vidas de forma mais evidente e prática, veremos uma série de iniciativas no sentido de tornar as cidades mais inteligentes através da conectividade exponencial que a nova plataforma da telecom irá anos propiciar.

Isso já começa a acontecer em algumas cidades aqui mesmo no Brasil. A Prefeitura de São Paulo tem um aplicativo que analisa concentrações de trânsito em áreas específicas da metrópole e, o mesmo app, possibilita as pessoas a denunciar crimes que testemunhem. De posse desses dados os administradores urbanos criam mapas de calor e conseguem visualizar onde agir e onde prevenir. É um device de uma cidade inteligente.

Pois iniciativas como essas e tantas outras, como a ideia de colocar câmeras de monitoramento em todas as cidades, por exemplo, ou integrar os dados de uso de transportes urbanos com políticas de descontos aos usuários, ou ainda fazer com que os carros tenham chips identificadores que auxiliem sua identificação pelos administradores de trânsito, e tantas outras possibilidades mais, estarão, enfim, presentes em breve no nosso dia a dia. E o marketing pode, sim, cooperar nessas novidades.

Uma empresa de seguro brasileira está bastante ativa nesse ambiente das cidades conectadas, promovendo iniciativas que melhorem a vida urbana. Mas outras poderão também se valer desse inédito grau de conexão para oferecer serviços de suporte a melhoria da vida urbana.

Uma oportunidade de ouro de conversar com os cidadãos e ter com eles uma relação de cumplicidade e otimização de benefícios os mais diversos.

Não estamos falando de mídia, estamos falando da construção de relacionamentos e de comunidades. Algo que as marcas deverão cada vez mais se aprimorar em fazer daqui para frente.

Veja esta reportagem da Ad Week sobre cidade conectadas e como o marketing pode fazer parte dessa nova realidade.

Clique aqui e leia na íntegra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

White Paper relacionado


Marketing

Guia Mobile para engajar seu público-alvo

Táticas, estratégias, processos, procedimentos, cuidados. Tudo o que você precisa saber sobre mobile engagement.

Engajar suas audiências e depois monetizá-las no ambiente mobile é um dos maiores desafios e um dos mais produtivos e importantes desafios dos gestores de marketing nos dias que correm.

Mobile-Engagement-Guide-IBM.pdf (319 downloads)

Artigos Relacionados