Associação dos Anunciantes dos EUA testa corte de taxas de Ad-Techs

Por Innovation Insider | 22 agosto 2017

Depois de anos de queixando-se sobre fraude na mídia digital,brand safety e fake news, a ANA – Associação Nacional dos Anunciantes dos EUA resolveu agir. Iniciou semana passada um piloto com 35 anunciantes envolvendo um total de verba de US $ 50 milhões, que serão investidos em 30 grandes publishers on-line de categoria premium.

Os objetivos incluem medir melhor a quantidade de dinheiro investido em ad-tech e outros players intermeidários que se acomodam entre anunciantes e editores.

O objetivo da ANA é conseguir que os 30 ou 40 centavos que hoje stima-se são de fato utilizados para compra de mídia de cada 100 (o restante ficaria no meio da cadeia, em que vários intermediários cobram cada qual taxas apra, em tese, otimizar a certividade de cada peça de mídia) para até 70 centavos, reduzindo o desvio que hoje, estima-se, é de US $ 20 bilhões.

O piloto envolve a TrustX, entidade formada em maio como uma subsidiária de negociação programática sem fins lucrativos do Digital Content Next, um grupo comercial que representa os editores como CBS Interactive, Viacom, A & E Networks, ABC, Conde Nast, Hearst, NBC Universal, ESPN, News Corp., o Washington Post, Meredith e Vox Media.

A iniciativa visa assim mapear onde cada vcentavo é gasto em toda a cadeia e, ao final do piloto, que vai durar 6 meses, medir se a eficácia e assertividade da mídia foi reduzida ou não.

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