A Apple está finalizando um acordo para adquirir o Shazam

Por Innovation Insider | 11 dezembro 2017

A Apple está finalizando um acordo para adquirir o Shazam, o aplicativo que permite identificar músicas, filmes e programas de TV a partir de um clipe de áudio, de acordo com o TechCrunch. O negócio é supostamente de US $ 400 milhões, de acordo com o ReCode, que também confirmou a notícia.

Para a Apple, o benefício óbvio de adquirir a Shazam é a tecnologia da música e do reconhecimento de som da empresa. Também economizará algum dinheiro com as comissões que a Apple paga ao Shazam para enviar usuários para a iTunes Store para comprar conteúdo, o que constituiu a maior parte da receita da Shazam em 2016 e levou 10% de todas as vendas de downloads digitais, de acordo com The Wall Street Journal .

Um benefício secundário é se a Apple decidir desligar o aplicativo, prejudicará os serviços de transmissão concorrentes, como o Spotify e o Google Play Music, onde o Shazam envia mais de 1 milhão de cliques por dia, informou o WSJ. Shazam também tem um acordo com o Snapchat. Não está claro como a aquisição afetará qualquer um desses acordos.

Mas o benefício real para a Apple pode vir da tecnologia de realidade aumentada da Shazam. No início deste ano, a Shazam lançou uma plataforma de realidade inovadora para marcas, com base na tecnologia de reconhecimento visual lançada em 2015. A tecnologia permite aos usuários digitalizar revistas, livros, cartazes, propagandas e outros produtos físicos que poderiam então lançar animações 3D e vídeos de 360 graus. Se a Apple quisesse, digamos, construir sua própria versão do Google Lens, este poderia ser um bom lugar para começar. Também seria construído com os atuais esforços ARKit da empresa, que fizeram do iOS uma plataforma para desenvolvedores de AR.

Com mais de 1 bilhão de downloads, a Shazam tem sido muito popular em seus quase 19 anos de independência, mas a empresa obteve US $ 54 milhões em receitas em 2016, mas deixou um prejuízo de US $ 5,3 milhões. Como parte da Apple, espera-se que haja reversão desse desempenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

White Paper relacionado


Marketing

O desafio do Content Marketing

Neste estudo, a IBM apresenta as vantagens de maximizar a estratégia de conteúdo de marketing à ferramentas de tecnologia.

The-Content-Marketing-Challenge.pdf (507 downloads)

Artigos Relacionados