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A tecnologia está fazendo a reputação da sua marca ir pro saco.

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Os recursos tecnológicos fazem mágica com a eficácia de sua verba. São matadores no targeting. Arrebentam na captura e uso preciso de dados. Imbatíveis na distribuição assertiva das suas peças de comunicação e de seu conteúdo.

Pois sabe, é exatamente tudo isso, somado ao fato de que hoje sua marca usa cada vez mais máquinas para falar com seus públicos, que essas máquinas ainda não são aquela maravilha de interação, porque os sistemas cognitivos ainda estão em fase primeira de desenvolvimento (todos eles), além do fato de que há um universo sem fim de informações mentirosas na internet sobre marcas, produtos e empresas … e pronto… você tem todos os elementos da tempestade perfeita.

Sua marca está no meio de tudo isso e sua voz (a voz dela) está perdidona nesse caos sem fim de ruídos embaralhados, duvidosos, muitas vezes amedrontadores.

O que faz o consumidor diante de tudo isso? Duvida. Duvida da mensagem da sua marca. Tende a colocar tudo num mesmo saco … saco cheio, by the way.

A personalidade e reputação das marcas estão em cheque porque a pervasividade da tecnologia tornou tudo extremamente assertivo, assertivo em demasia. A ponto de você estar conversando com sua mulher no Whatsapp e, ao entrar num site qualquer logo em seguida, receber na cara um banner do produto que você acabou de falar pra ela que gostaria de comprar.

Ooops! Como fica a confiança das marcas num mundo de assertividade perfeita?

Debilitada, sub-judice.

Antídoto: ter bom senso, ser honesto, transparente, conversar com seu consumidor, pedir licença, seguir as regras de compliance do bom marketing. Na verdade, é bem simples.

Complicado é não ceder à tentação de saber tudo sobre todos, o que a tecnologia hoje perfeitamente permite.

Será que você e sua marca conseguem?

Veja abaixo excelente artigo da ADWEEK sobre o tema.

https://www.adweek.com/brand-marketing/how-aligning-with-honesty-and-openness-can-preserve-brand-reputations/

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Pyr Marcondes é jornalista, consultor e autor. Foi repórter da revista IstoÉ, Jornal da Tarde e Playboy. Foi diretor editorial para o Grupo Meio & Mensagem desde a década de 90. Foi Sócio e Diretor de Criação na agência de publicidade Grottera & Cia. (TBWA) durante 10 anos. Foi Country Manager do portal StarMedia no Brasil. Co-fundador e CEO da Digital Strategy, consultoria pioneira em marketing e comunicação digital no País. Co-Fundador e Diretor de Marketing da FUN Generation, empresa de mobile marketing. Co-Fundador e Diretor da Superbrands Brasil (2005/2009). Consultor adjunto da BrandFinance, consultoria de marcas inglesa (2004/2005). Foi Diretor-Geral da Plataforma Proxxima, de marketing e comunicação digital do Grupo M&M. É hoje Diretor Geral da M&M Consulting, empresa de consultoria e negócios para a indústria do marketing digital. Pyr Marcondes é autor de inúmeros livros sobre história da propaganda e sobre marcas. É hoje referência na indústria digital brasileira. É palestrante, membro de conselhos e consultor.

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