5 usos de dados que vão dar um gás no seu marketing

Por Innovation Insider | 02 novembro 2015

Iniciativas de marketing e vendas viveram uma escalada desde que as modernas técnicas de big data entraram em jogo na internet nos anos 90.

As empresas que utilizam dados para orientar e otimizar suas decisões de marketing e vendas têm assistido a um enorme impulso de eficiência e ROI em suas operações.

Mas para utilizar eficazmente os dados que as estruturas de big data podem colocar a sua disposição é preciso se assegurar de que as ferramentas certas estejam nos lugares certos e que os seus recursos internos e externos estejam preparados para operar um volume considerável de novas informações, para de fato utilizá-las como parte integrante da operação de marketing e vendas em seu dia a dia.

Veja abaixo 5 formas de usar dados para anabolizar seu marketing e seus processos de vendas.

 

1. Dados para otimizar a gestão dos orçamentos de marketing

Uma das mais desafiadoras tarefas enfrentadas pelos gestores de marketing hoje é certificar-se de que cada centavo do seu budget está sendo utilizado da forma correta e nos canais corretos. Essa é a base de garantia de que seu ROI estará de fato otimizado.

Para isso, você precisa armazenar e colocar em operação sistemas de apuração do perfil de seus usuários e consumidores, para poder gerir esses perfis de forma automatizada. Precisa personalizar essa experiência. Integrar suas presenças e ações digitais em um único banco de dados. Comprar e distribuir mídia de forma igualmente automatizada. Gerir seus analytics de forma permanentemente acurada. E mudar sua rota em tempo real, caso os dados apontem para isso.

 
2. Dados como ferramentas de vantagem competitiva

Uma das formas mais agressivas no uso de dados para marketing é a de coletar informações de performance e das atividades online de seus concorrentes. Sem infringir aqui as regras de melhores práticas e a ética competitiva, ainda assim, é hoje possível recolher e analisar dados de como seus concorrentes estão utiizando, por exemplo, search, social media, e-commerce e distribuição de conteúdos de suas marcas.

Conhecer esses dados e estar pronto para superar sua concorrência pode ser vital em sua estratégia competitiva.

 

3. Dados de seus usários para melhor conhecê-los e conversar com eles

Essa já se tornou um clássico. A possibilidade de capturar, armazenar, tratar e ativar dados dos perfis de seus usários e consumidores, como comentamos acima, é uma das formas mais eficazes de anabolizar seus resultados de marketing e comunicação em geral, não só online.

Seus públicos percorrem uma tortuosa e incerta jornada até chegar ao seu produto ou serviço e acabar por comprá-lo ou assiná-lo. É essa jornada que precisa ser monitorada, com base em seus bancos de dados. E, a partir deles, construir uma relação e uma conversação cada vez mais próximas.

 

4. Dados para gerar leads personalizados

Este uso de dados é diretamente decorrente do anterior. A massa de dados de sua base e o big data nada poderão fazer se suas estratégias de marketing forem genéricas e pouco focadas. Mais que isso, hoje é possível conhecer cada usuário e consumidor em sua individualidade. Personalização é palavra-chave nessa estratégia. Cada vez mais, os seus públicos irão exigir ofertas, promoções, produtos, marcas e serviços que lhes digam de fato respeito. Ele precisa saber que você o conhece e respeita suas preferências. Só uma boa gestão de dados proporciona esse benefício e garante eficácia ao longo de todo esse processo.

 

5. Dados para saber onde seu público está

Informações de geo-localização com dados apurados de comportamento de consumo de seu público-alvo podem ser hoje capturados, armazenados e geridos com eficácia e em tempo real. Oferecer a promoção certa, na hora certa, tanto no ponto físico como no ambiente digital, muitas vezes através do uso do onipresente celular, são técnicas e tecnologias atuais totalmente dominadas e a disposição de suas estratégias de marketing. O uso crescente do celular irá colocar esse tipo de dado no topo da cadeia de relevância das estratégias mercadológicas de agora em diante. Portanto, conhecer como tudo isso funciona e colocar as ferramentas necessárias na linha de frente de suas ações de mercado pode ser altamente relavante para a eficácia do seu marketing.

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