5 Tendências para Acompanhar na Feira CES 2016

Por Innovation Insider | 04 Janeiro 2016

A CES ou Consumer Eletronic Show (https://www.cesweb.org/), que há mais de 40 anos ocorre em Las Vegas, começou como uma feira de eletro-eletrônicos para se transformar num dos maiores eventos de novos lançamentos de tecnologia para consumo do mundo.

Lá vemos com antecedência o que vai ser incorporado em nosso cotidiano, abrangendo hoje desde os já tradicionais aparelhos inteligentes que invadem todo ano nossas casas e nossos hábitos de comunicação, até tecnologias em consolidação, como é o caso da Realidade Virtual e a computação de vestir.

Algumas tendências devem marcar o evento. Veja abaixo alguns destaques.

VIRTUAL REALITY

Espera-se para este ano uma gama de novos aparelhos e inovações tecnológicas no âmbito da Realidade Virtual. Não apenas para o mundo dos games, onde ela é hoje já uma realidade nada virtual, mas bastante usual, até o âmbito do entretenimento em geral, abrangendo ainda recursos que possam ser usados pelas marcas para se relacionarem de forma interativa com seus consumidores.

A realidade virtual tem tido dificuldade de se espalhar e transformar-se numa tendência mainstream, porque ainda não se encontrou uma plataforma escalável e barata, de fácil acesso e disseminação para grandes parcelas do consumo.

Há ainda os que questionam se um dia isso de fato irá acontecer, em função de ser um formato cuja experiência aparentemente agrada hoje apenas alguns poucos aficionados e privilegiados.

Mas na CES muitas novidades em torno do tema são aguardadas.

WEARABLE COMPUTING

Essa é uma tendência de mais fácil disseminação e compreensão pela maior parte dos consumidores. Não é difícil imaginar um boné que tenha um chip com passe-livre para um show, ou uma camiseta que acompanhe seus batimentos cardíacos e fluxo sanguíneo, ou um tênis que meça sua velocidade ou ainda um relógio com todos os features de um smartphone.

Na CES todas essas tecnologias e novidades em roupas a aparelhos que usamos no corpo são aguardadas.

INTERNET OF EVERYTHING

Não se trata mais da Internet das Coisas, mas da Internet de Todas as Coisas. Isso porque, como apostam grandes empresas de tecnologia, as coisas, sejam elas quais forem, vão falar mais e mais entre si. Nossos eletroeletrônicos domésticos, nossos celulares, nossos automóveis, enfim, boa parte dos objetos conhecidos e usados em nosso cotidiano se comunicarão através de uma série de tecnologias interativas, em que dados e informações são trocadas ininterruptamente, sob comando humano ou não.

Fabricantes desses aparelhos e grandes indústrias tecnológicas produtoras de plataformas desse tipo de tecnologia vão mostrar da CES seus últimos avanços e suas inovações.

DRONES

Os drones estão hoje mais presentes em nossas vidas do que acreditamos. As indústrias do cinema e do jornalismo usam esses aparelhinhos cotidianamente. Idem pesquisadores e cientistas ambientais. Idem a indústria bélica. Empresas e órgão se segurança e de vigilância nem se fala. E há um outro sem número de setores implantando esses aparelhinhos versáteis e precisos, que registram e transmitem imagens e informações hoje a custos que cada dia se tornam mais acessíveis.

A CES é por excelência a feira em que os fabricantes do setor exibem seus novos projetos e lançamentos. Muitos deles certamente sobrevoarão os stands da exposição este ano uma vez mais.

SMART DEVICES

Por fim, é na CES que todos os grandes produtores de aparelhos móveis e de televisores inteligentes fazem seus grandes lançamentos anuais. Talvez com exceção da Apple, que prefere fazer seus grandes lançamentos em eventos proprietários, todos as demais companhias do setor costumam dar um banho de novidades e inovações na CES anualmente. Este ano não será diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

White Paper relacionado


Marketing

Baixe aqui de graça o Guia Completo de Engajamento Mobile.

Um dos maiores desafios dos gestores de marketing é hoje engajar suas audiências, consumidores e usuários no ambiente mobile. É um grande desafio não só porque esse engajamento não é fácil, mas também porque ele é hoje essencial para o sucesso de qualquer estratégia de marketing no mercado real. Este Guia traz tudo o que você precisa saber sobre o tema e como implementar soluções eficazes para se dar bem diante do desafio.

Mobile-Engagement-Guide-IBM.pdf (182 downloads)

Artigos Relacionados