5 dicas do que é vital medir nas redes sociais

Por Innovation Insider | 20 outubro 2015

As mídias sociais são hoje um dos mais poderosos instrumentos de marketing online para a criação e manutenção de relacionamento e engajamento das marcas com seus públicos. Geram brand awareness e ainda podem contribuir fortemente para conversão e vendas.

Mas a quais indicadores ficar atento na hora de medir toda essa interação? O que de fato importa e o que não se pode deixar de fora?

Aqui 5 dicas para mensurar o que é preciso ser mensurado.

 

1 – Nunca perca de vista o resultado de suas campanhas

As visitas geradas por campanhas são o resultado de suas ações de comunicação online nas redes sociais, suas campanhas de marketing, que levam tráfego para o destino que você planejou, seja uma landing page de uma promoção, seja o site da empresa, seja uma área de um portal de e-commerce. Se você usar as suas redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn para engajar seu público e colocar aí convincentes mensagens de ação, seu público vai agir e recompensar seus esforços. Ferramentas e métricas de acompanhamento dessas interações auxiliam a medir a eficácia de cada post, cada mensagem publicitária, cada conteúdo colocado nessas redes. Medir o resultado dessas campanhas permanentemente e mudar seu curso dependendo dos resultados, em tempo real muitas vezes, é um dos indicadores mais relevantes para suas ações em mídias sociais.

 

2- Quanto andam interagindo com sua marca?

As interações são o número de vezes e a frequência com que seu público interage com suas ações nas mídias sociais e são uma métrica diretamente decorrente das visitas geradas por campanhas (acima). Qualquer interação que ocorra é sempre bem-vinda. Mas é do conjunto de interações e principalmente da sua frequência e recorrência que virão seus mais relevantes resultados. Ao longo do percurso de sua presença digital nas redes sociais uma série de parâmetros vão sendo naturalmente criados. Esse histórico de seus consumidores é extremamente rico e contém as bases para acompanhamento de performance de suas ações. Um número alto de visitas, mas um número baixo de conversões não interessa. Um número baixo de visitas para um número alto de interações pode ser um resultado interessante para produtos e serviços premium, mas é sempre importante manter o índice de visitas crescente. Aumentar a um só tempo frequência e assegurar recorrência e conversão são chave para o sucesso neste indicador.

 

3 – Eles estão acompanhando você, mas estão tomando alguma atitude?

A atitude efetiva e prática de seus usuários e consumidores nas redes sociais são um dos indicadores que você, definitivamente, tem que acompanhar o tempo todo. Porque veja, suas redes podem estar atraindo e até cativando um volume de público interessante, mas as ações que resultam em, por exemplo, compartilhamento das suas mensagens ou levam efetivamente a uma conversão são os números que acabam movendo o ponteiro de sua performance e de seus resultados. Nas redes sociais o compartilhamento é um importante indicador, porque as pessoas em geral costumam acreditar muito na opinião e nas indicações de seus amigos e seguidores. As comunidades com quem se relacionam. É desse volume de atitudes não meramente passivas, mas geradoras de novas internações que acabam por otimizar todos os seus parâmetros de sucesso. E, ao final, clicar em algo que seja de fato importante para o negócio, é tudo o que se deseja.

 

4 – Seus cadastros estão sendo preenchidos?

Nas redes sociais você tem a oportunidade de ouro de conhecer em detalhes com quem sua marca está conversando e qual o perfil das pessoas que estão interagindo com ela, de alguma maneira. Trata-se de um dos maiores tesouros digitais de que as companhias podem dispor, os dados de cada internauta, seus hábitos e preferências. Isso pode ser obtido através dos tradicionais e altamente úteis cadastros que é sempre possível colocar na jornada dos seus usuários ou consumidores quando eles estão interagindo com sua marca nas redes sociais. Estimule fortemente o preenchimento desses cadastros com conteúdos relevantes para a vida do target que você pretende atingir, entregue a essas pessoas informações e serviços, promoções e brindes, em troca de dados cadastrais e de comportamento. Acompanhar esses dados e trabalha-los a favor de novas ações e interações é vital para seus resultados online.

 

5 – Você não está sozinho, há quem possa ajuda-lo sempre

Redes sociais, como o nome claramente já define, são uma malha de conexões. Essas conexões podem se multiplicar e se expandir. E quanto mais isso acontecer levando sua marca de carona, melhor. Essa ampliação se dá de forma orgânica, através das trocas de mensagens e interações dos seus seguidores, fãs, seu público de um modo geral. Mas há pessoas mais especiais no emaranhado dessas redes, os evangelizadores. Eles são poucos em número, se comparados com o volume total de pessoas que se relacionam com sua marca, mas eles têm a capacidade de influenciar a multidão. São formadores de opinião, de alguma forma, e se eles aderem a sua causa, a causa da sua marca, aos seus propósitos e ofertas de valor, eles vão contar isso para muita, muita gente. Eles vão ajuda-lo na disseminação das suas mensagens e benefícios. Identifique-os online, ative-os permanentemente, converse com eles. Eles certamente recompensarão seus esforços.

Comentários

  1. Marlene disse:

    A princípio imaginava que anunciar somente produtos bastaria. Aprendi que tudo o que for do interesse público, interessa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

White Paper relacionado


Marketing

Os desafios do marketing de conteúdo

Não é fácil, mas é indispensável construir uma estratégia de conteúdos para sua marca.  Os desafios do marketing de conteúdo (296 downloads)

Artigos Relacionados