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5 Dicas de como o CRM reduz os custos da sua empresa

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Em vendas, o importante é vender. Atrair mais clientes para vender mais. Mas essa pode não ser na verdade a única forma de expandir seus resultados. A aquisição de novos clientes é onerosa e embora não possa nunca ser abandonada, deve ser criteriosamente balanceada com uma estratégia cruzada de manutenção, fidelização e otimização dos seus clientes já fiéis.

O gráfico mostra a diferença média de custos entre uma estratégia e outra.

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Segundo estudos da eConsultancy, as empresas nos últimos anos cresceram seus investimentos para a conquista de novos clientes de 31% para 34%, enquanto decresceram seus investimentos na retenção de seus clientes efetivos de 24% para 18%.

O risco dessa estratégia é a perda paulatina de seus clientes atuais e o risco de que isso aconteça está no gráfico abaixo.

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Assim, seguem sendo sempre válidos os princípios básicos do CRM, em termos de custos para as companhias:

1. Seu cliente atual já comprou de você e a tendência de que venha a comprar novamente é bastante maior do que a de um cliente que nunca teve a experiência de compra e consumo da sua marca, produto ou serviços;

2. Os investimentos em marketing de vendas são sempre menores junto a clientes já habituais do que no convencimento de novos clientes;

3. A probabilidade de incremento de seus resultados é maior junto ao grupo de clientes já fiéis do que no grupo de novos clientes, por conta da margem e da frequência que no primeiro grupo são superiores do que no segundo.

Assim, aqui vão 5 dicas úteis para administrar bem sua estratégia de CRM e tira dela o que de melhor ela pode oferecer para reduzir seus custos:

1. Aposte forte nos seus clientes VIP`, eles são ou serão responsáveis por 20% de suas vendas, mostram estudos especializados;

2. Faça ofertas especiais para os clientes atuais, ofertas extremamente atrativas que reconheçam a fidelidade do seu consumidor atual vão incrementar ainda mais essa fidelidade e suas vendas;

3. Recompense com prêmios seus clientes mais fiéis e habituais, eles mais que merecem;

4. Personalize ao máximo seu relacionamento com seus clientes costumeiros, para que eles sintam claramente que você os conhece e conhece suas preferências e hábitos;

5. Nunca deixe de ter frequência em seu relacionamento com o grupo de clientes atuais, pois como já mostramos acima, perder o contato frequente com ele irá resultar no seu abandono da marca.

Boas vendas e bons relacionamentos!

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